Serviços da Prefeitura de Goiânia são ampliados com reforço da frota de veículos

Coleta Seletiva recebeu 16 novos caminhões. Seinfra e Guarda Civil também foram beneficiadas

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, entregou na manhã desta terça-feira, 15, no Palácio das Campinas Venerando de Freitas Borges (Paço Municipal), novos 35 veículos e uma máquina para produção de asfalto, que vão reforçar a frota e ampliar serviços prestados pela administração municipal. Além de maquinário para Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) e viaturas para a Guarda Civil Metropolitana (GCM), o programa Goiânia Coleta Seletiva da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) terá sua capacidade de atendimento triplicada a partir de hoje com a aquisição de 16 caminhões.

Durante o evento, o prefeito enfatizou o compromisso de melhorar os serviços prestados à população de Goiânia. ‘O esforço é imenso e a cada dia a cidade tem percebido que o trabalho está acontecendo’, disse Iris, acrescentando que mutirões, obras e aquisições de maquinários estão entre os trabalhos realizados e que mudam a qualidade de vida dos moradores. O prefeito ressaltou ainda que é salutar que a gestão busque formas para ampliar serviços. “Entre eles, a Coleta Seletiva, que criamos em 2008, e que agora termos condições de triplicar e encaminhar os materiais coletados às cooperativas”, frisou.

De acordo com presidente da Comurg, Denes Pereira, cada caminhão da coleta seletiva poderá coletar mais de 45 metros cúbicos. “Antes, a coleta não passava de 24 metros cúbicos”, citou. A Companhia também recebeu três caminhões para triturar galhos de árvores recolhidos nas ruas da Capital. “Esse material triturado é também utilizado para adubo das mudas do viveiro da Comurg e no trabalho de jardinagem dos canteiros centrais, jardins e praças de Goiânia”, explicou o presidente, que também recebeu das mãos do prefeito as chaves de quatro ambulâncias para prestar socorro aos servidores da Companhia.

Goiânia Coleta Seletiva
Criado em 2008 pelo prefeito Iris Rezende, o Programa Goiânia Coleta Seletiva tem como objetivo evitar que materiais recicláveis sejam direcionados ao Aterro Sanitário, o que auxilia no aumento da vida útil do local e, ao mesmo tempo, beneficia famílias das cooperativas de catadores. Para participar do programa, a população deve fazer a segregação dos resíduos (papel, plástico, metal e vidro) em um único recipiente, para a realização da coleta por parte da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e o envio às cooperativas.

No último mês de julho, a produção geral da Coleta Seletiva alcançou quase 3 mil toneladas. O serviço já é realizado em todos os bairros da Capital. Conforme o presidente da Comurg, Denes Pereira, os novos veículos vão reforçar a coleta seletiva em toda cidade. ‘O serviço atende sistematicamente às orientações do prefeito Iris Rezende, que tem dado atenção especial ao programa pela sua preocupação com meio ambiente’, concluiu.

Mais veículos
A Seinfra recebeu uma máquina para ser utilizada na produção de asfalto na Capital. Sobre o assunto, o prefeito afirmou que a administração está empenhada em resolver as questões judiciais que envolvem a pedreira da Capital e, com isso, passar a produzir novamente o asfalto utilizado pela Prefeitura de Goiânia. A GCM também recebeu 11 viaturas e um micro-ônibus.

Mauro Júnio, da Diretoria de Jornalismo
Fotos: Jackson Rodrigues

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *