Prefeitura oferece Uso do Solo em 24 horas e disponibiliza novo mapa digital

Sistema Fácil que já emitia alvarás se expande para certidões que necessitam aprovação de projeto e atividade econômica

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, anuncia oficialmente nesta quinta-feira, 10, a disponibilização do Uso do Solo em 24 horas e do novo mapa digital. O evento, que contará com a presença do titular da Secretária Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), Agenor Mariano, ocorrerá no salão nobre do Palácio das Campinas Venerando de Freitas Borges (Paço Municipal), às 9h320.

“Estas plataformas de modernização reduzem o tempo para quem precisa da aprovação de projetos, o que durava em média 30 dias, leva agora 24 horas. Já o Mapa Digital é uma nova versão atualizada da expansão territorial da cidade com gráficos e dados que dizem muito sobre nosso desenvolvimento econômico nos últimos anos”, destaca Agenor Mariano.

Ainda sobre o mapa digital, o titular da Seplanh entusiasma-se ao falar sobre a ferramenta. “É uma fonte de pesquisa, de trabalho e de prestação de serviços para a população.  Do computador ou celular, posso fazer comparativos com outros mapas de anos anteriores como 2006 e 2011. Ver, por exemplo, quais unidades educacionais e de saúde foram construídas e se estão mais perto de casa”, ressalta Agenor Mariano.

Em relação a possibilidades com os mapas, o secretário exemplifica que é possível medir as distâncias entre qualquer região da cidade e também ver o tamanho real de áreas construídas e informações precisas. “Podemos acompanhar projetos e ver como eles mudaram a configuração do município. Vale análise crítica das pessoas sobre o que melhorou e ainda pode ser feito dentro do território urbano”, comenta.

O prefeito Iris Rezende mostra que as medidas fazem parte de ações iniciadas em abril, quando começaram a surgir os primeiros resultados do Comitê de Gestão, Modernização e Monitoramento, designado pelo próprio chefe do poder executivo.

“Esta já é a terceira ferramenta com informações e serviços úteis disponibilizados de forma acessível e dinâmica à população. Nosso objetivo é que no futuro próximo, as pessoas tenham a opção de ter a facilidade de todos os atendimentos pela internet. Que não precisem se deslocar e agilizem suas tarefas com a produtividade que fomenta e aquece a geração de emprego e renda aos goianienses”, salienta Iris Rezende.

Para emitir o documento de Uso de Solo, basta acessar agora o Portal da Prefeitura, pelo endereço, www.goiania.go.gov.br , preencher os dados nos campos necessários, imprimir boleto de arrecadação do município (DUAM) e efetuar o pagamento da taxa. Após 24 horas, o solicitante pode imprimir a autorização pelo sistema edoc, no próprio site.

Já o Mapa Digital, qualquer cidadão pode acessá-lo pelo mesmo portal, pelo guia específico e desfrutar dos novos dados e fotografias aéreas de ultima geração e recém-atualizadas de Goiânia.

Luciano Joka, da Diretoria de Jornalismo, e Willian Assunção, da editoria de Planejamento Urbano

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