Prefeitura promove ação no Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais

Evento em parceria com o Estado leva vacinação contra Hepatite B para todos os não vacinados, testagem rápida e gratuita para hepatites B e C, além de orientações e distribuição de panfletos educativos. Ação ocorre das 8 às 13 horas no Parque Vaca Brava

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promovem nesta sexta-feira, 28, ação comemorativa pelo Dia Mundial de Luta contra as hepatites. O evento, que acontece no Parque Municipal Sulivan Silvestre, popularmente conhecido como Vaca Brava, no Setor Bueno, das 8 às 13 horas, leva vacinação contra Hepatite B para todos os não vacinados, testagem rápida e gratuita para hepatites B e C, além de orientações e distribuição de panfletos educativos.

Em 2016, Goiânia registrou 863 casos de hepatites virais, de acordo com Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Desse total, 215 são do tipo B e 137 do C. No ano anterior, 2015, foram 662 casos na Capital, dos quais 163 hepatite B e 120 C. No ano de 2014 foram contabilizados 781 casos – 289 B e 72 C. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo, cerca de 240 milhões de pessoas são portadoras crônicas de Hepatite B e mais de 686 mil morrem anualmente por complicações relacionadas ao vírus, incluindo cirrose e câncer hepático. Já em relação a hepatite C, a OMS aponta que aproximadamente 150 milhões de pessoas são portadoras crônicas do vírus e que, em média, 700 mil morrem todos os anos em decorrência de complicações vinculadas.

Hepatite é um termo genérico que significa inflamação do fígado e é considerada um grande problema global de saúde pública. Tida como uma doença silenciosa, pois muitas vezes não manifesta sinais e sintomas, se não for adequadamente diagnosticada e tratada evolui para formas mais graves, que podem levar à insuficiência hepática aguda, cirrose, câncer do fígado e até mesmo à morte. Existem cinco principais tipos de hepatites virais (A, B, C, D e E) que se diferem também quanto a forma de transmissão. Atualmente são disponibilizados para a população as vacinas que protegem contra a Hepatite A e B.

A vacina contra a Hepatite A foi introduzida no Calendário da Vacinação com o esquema de uma dose e está disponível em todas as salas de vacina da rede pública para crianças de 15 meses a menores de cinco anos. Já a vacina contra a Hepatite B é ofertada nas salas de vacina dos centros de saúde para a população em geral, independente de idade e condições de vulnerabilidade, sendo que para adultos o esquema vacinal é de três doses. Em Goiânia os testes rápidos já estão disponíveis gratuitamente e sem necessidade de agendamento prévio no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de Referência em Diagnóstico e Terapêutica (CRDT), no Setor Norte Ferroviário.

SERVIÇO
Assunto: SMS promove ação no Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais
Data: Sexta-feira, 28
Horário: das 8 às 13 horas
Local: Parque Vaca Brava
Endereço: Avenida T-10, S/N, Setor Bueno
Mais informações: 3524-1511

Roberta Rodrigues, da editoria de Saúde
Foto: Anna Lúcia Almeida

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *