Samu realiza treinamento de primeiros socorros com professores durante Mutirão

Objetivo da ação, que ocorre neste fim de semana na região Leste de Goiânia, é promover capacitação da comunidade com medidas simples que podem salvar vidas de pessoas vítimas de paradas cardiorrespiratórias

Com o objetivo de aproximar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da população, durante o Mutirão da região Leste, que ocorre neste fim de semana, nos dias 29 e 30, a Prefeitura de Goiânia realizará a capacitação de professores da Rede Municipal de Educação e da comunidade em geral a respeito de técnicas de massagem cardíacas que podem salvar pessoas vítimas de paradas cardiorrespiratórias. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME). Ao todo, ação treinará 90 docentes que atuam na região.

De acordo com o diretor geral do Samu, André Luis Braga, o modelo de treinamento é consolidado pela Academia Americana de Cardiologia e ajuda na detecção rápida e salvamento de vítimas de paradas cardiorrespiratórias. “A equipe do Samu, que é formada por médico e enfermeiros, repassa medidas simples capazes de salvar vidas. Com essa iniciativa de capacitação de pessoas leigas para detecção precoce e manobras de ressuscitação, a atual gestão está fortalecendo o braço científico da instituição, uma vez que os professores se tornarão multiplicadores das técnicas para pais e alunos”, explica.

A multiplicação de conhecimento e capacitação dos servidores da SMS são prioridades da gestão do prefeito Iris Rezende. Nessa segunda-feira, 24, a secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, assinou a homologação do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu. A medida, segundo André Luis Braga, permitirá que a SMS realize convênio com instituições educacionais para capacitação científica de servidores da pasta. “Agora, com a homologação NEP, após 13 anos de existência do Samu macro região Centro-Oeste, a instituição será uma importante ferramenta de inserção do servidor municipal no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência”, comemora.

O Mutirão

A estrutura da frente de serviços está sendo montada na Avenida Anápolis com a Rua JDA 6, no Jardim das Aroeiras. O Mutirão da região Leste é a quarta edição da frente de serviços da atual gestão. Nas três edições anteriores, a administração municipal realizou mais de 140 mil atendimentos à população das regiões abrangidas.

Além dos serviços da SMS e SME, assim como nas outras edições, a Prefeitura de Goiânia levará uma série de serviços para a população da região Leste. Estão sendo realizados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) e pela Companhia de Habitação de Goiânia (Comurg), durante toda a semana, vários serviços nos bairros que integram a região, como recapeamento asfáltico, revitalização de praças e logradouros públicos, limpezas e remoção de entulhos, pinturas de meios-fios e faixas horizontais nas ruas e avenidas dos bairros e reformas de prédios públicos.

Thiago Araújo, da Diretoria de Jornalismo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *