Atendimentos do Mutirão da Prefeitura continuam neste sábado

Ação ocorre desde ontem, 7, no Parque Campininha das Flores e celebra o aniversário de 207 anos do Setor Campinas. Apresentação da Banda Sinfônica de Goiânia encerra as atividades

Em comemoração aos 207 anos de Campinas, a Prefeitura de Goiânia promove desde ontem, 07, e continua neste sábado, 08, a terceira edição do Mutirão da administração municipal. Com toda a estrutura montada no Parque Campininha das Flores, a população tem acesso a todos serviços prestados pelo município, como saúde, educação, meio ambiente, urbanização, educação para trânsito, atendimentos jurídicos, emissão de documentos, além dos trabalhos de infraestrutura, limpezas e reformas de prédios públicos. ‘O verdadeiro espírito do Mutirão é o envolvimento de todos’, avaliou o prefeito de Goiânia, Iris Rezende.

Durante o Mutirão, o prefeito faz questão de lembrar a importância de Campinas para os goianienses e o quanto essa, que já foi uma próspera cidade do centro-sul goiano antes da transferência da Capital, representou e representa em seus quase 60 anos de sua vida pública. ‘Tenho uma grande paixão por Campinas, porque a minha história e Campinas se confundem. Foi aqui que tudo começou e eu não poderia deixar de prestar essa homenagam a esse bairro que me deu a oportunidade de ser quem sou hoje’, disse, explicando que, além do Mutirtão, outros diversos serviços aconteceram no setor.

Desde o início da manhã de sábado, o chefe do Executivo Municipal percorreu os estandes para agradecer a participação dos servidores que atenderam as demandas da população. Maria de Lourdes de Souza, moradora de Campinas, fez questão de entregar ao prefeito uma carta com um pedido que, segundo ela, vai beneficiar diversas crianças da região de Campinas. ‘Estou certa de que o prefeito vai atender a nossa solicitação, por isso entreguei uma carta ao prefeito e espero que ele leia com muita calma’, ressaltou.

A movimentação nos estandes do Mutirão é grande, com a participação de muitos moradores. ‘Ontem vim aqui e levei para casa uma muda de ipê, mas hoje aproveitei para conferir como está minha glicose e pressão arterial’, revelou a moradora Maria do Socorro, que reside na Vila São José. Além dos serviços que Maria do Socorro procurou, no estande da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a população pode ter acesso a serviços como: vacinação, atendimento com nutricionistas, explicações de primeiros socorros e também a emissão de alvará pela Vigilância Sanitária de Goiânia. ‘Além desses serviços, agentes de Saúde estão percorrendo as ruas da região de Campinas para recolher pneus. Mais de 3 mil já foram recolhidos ontem e hoje’, revelou o superintendente de Vigilância Epidemiológica, Robson Azevedo.

No estande da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) mais de 1,5 mudas de árvores nativas do Cerrado foram disponibilizadas. Quem pegou uma foi a enfermeira Marluce da Silva Ferreira, que também recebeu orientações sobre o plantio da espécime. ‘Na porta da minha casa agora terá sombra e flores em determinado tempo do ano’, disse ela, com uma muda de ipê rosa na mão. O presidente da Amma, Gilberto Marques Neto, lembrou que os moradores de Campinas podem registrar denúncias de cunho ambiental, consultar processos de licenciamento e de fiscalização, além de participar das oficinas de educação ambiental promovidas pela agência.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas  (SMDHPA) ofereceu à população a emissão de documentos, como identidade, carteira de estudante e Id Jovem. A Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) disponibilizou todos os serviços oferecidos pela Atende Fácil. Já a Procuradoria-Geral do Município (PGM) está presente no Mutirão com oito procuradores. ‘O objetivo é prestar orientações jurídicas aos moradores. Para isso, firmamos parceria com a Ordem dos Advogados de Goiás (OAB-GO), com o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), a Defensoria Pública do Estado de Goiás e o Cartório Antônio do Prado’, enumerou a titular da PGM, Anna Vitoria Gomes Caiado.

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) disponibiliza atendimento às crianças do setor. Além da produção de brinquedos e acessórios com materiais recicláveis, pintura facial, a pasta trouxe para o Mutirão da Prefeitura o Projeto Horta Escolar. O objetivo do projeto é estimular a produção orgânica de alimentos nas unidades educacionais. A pasta realizou a distribuição de 2 mil mudas de hortaliças e kits de sementes. A estudante Maria Eduarda da Silva pegou uma muda de salsa e disse que vai cultivar em seu apartamento.

Dentre os serviços oferecidos no Mutirão, a Prefeitura de Goiânia oferece ainda atendimentos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Instituto de Previdência Social do Município (IPSM), Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec).

Encerramento

Depois de percorrer os estandes da Prefeitura de Goiânia e também vistoriar os serviços oferecidos pela administração municipal, à tarde o prefeito Iris Rezende participa da missa em ação de graças pelo aniversário de Campinas, que ocorrerá às 17 horas na matriz do bairro. Logo em seguida, às 18 horas, o prefeito prestigia a apresentação da Banda Sinfônico de Goiânia, que também será na Matriz de Campinas.

Mauro Júnio, da Diretoria de Jornalismo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *