Saúde disponibiliza sete tipos de vacinas no 3° Mutirão da Prefeitura

Imunizações contra Influenza, meningite, HPV, febre amarela, hepatite, tétano e difteria estão entre os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta e sábado no Parque Municipal Campininha das Flores

Sete tipos de vacinas serão disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aos moradores de Campinas e região durante o 3° Mutirão da Prefeitura, que ocorre nesta sexta e sábado, dias 07 e 08, no Parque Municipal Campininha das Flores. Nos dois primeiros mutirões 2.514 pessoas foram imunizadas. O estande de vacinas é um dos mais procurados pela população durante a mobilização coletiva da Prefeitura de Goiânia.

Nesta edição, são ofertadas vacinas contra Influenza (para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas), Meningocócicas C (adolescentes de 12 e 13 anos), HPV (meninas de 9 a menores de 15 anos e meninos de 11 a menores de 15 anos), Febre Amarela (crianças maiores de 9 meses de idade e adultos menores de 60 anos, que não tenham nenhuma dose da vacina), Hepatite B (crianças e adultos, não vacinados ou com esquema incompleto da vacina) e Dupla Adulto – DT (adultos e idosos não vacinados ou com esquema incompleto da vacina). A Vacinação acontecerá na sexta e sábado, das 8 às 17 horas.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Robson Azevedo, destaca que a vacinação é uma das medidas mais importantes na prevenção contra doenças. Para vacinar é preciso levar o cartão de vacinação e um documento de identificação. Caso não possua o comprovante de imunização, o paciente deve procurar orientações com profissionais da Saúde que estarão no evento. A vacinação ocorre nos dois dias de Mutirão.

Vacinas
A vacina Dupla Adulto – DT previne contra difteria e tétano. A difteria pode ter sérias consequências, inclusive levar ao óbito. A formação de uma extensa pseudomembrana na garganta pode resultar em sufocação (insuficiência respiratória alta), e causar comprometimento cardíaco (alterações de ritmo e função), neurológico (paralisias de nervos) e renal. Já o tétano é uma doença imunoprevenível, grave e potencialmente fatal, causada por uma bactéria que pode contaminar ferimentos e causar contrações musculares intensas.

Além dessas, como parte da agenda nacional, também no Mutirão, a partir de agora, a vacina contra HPV passa a ser ofertada para os meninos de 11 até 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias). A ampliação da faixa etária pelo Ministério da Saúde tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal nos adolescentes do sexo masculino. Para os meninos, a estratégia tem como visa proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa etária para a vacinação visa proteger meninos e meninas antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus. Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus.

Sobre a vacinação contra influenza, as crianças, gestantes e puérperas tendem a ter mais complicações causadas pela gripe. Essas complicações podem, inclusive, apresentar risco de morte para os pacientes, por isso é tão importante aplicar a vacina da gripe. Também ofertada durante o Mutirão de Campinas, a vacina contra hepatite é importante porque a doença não tem cura. Para prevenção, no entanto, a vacina tem eficácia protetora elevada. Outro tipo de vacina da lista, a Meningocócicas C visa prevenir meningite C em adolescentes de 12 a 13 anos, conforme preconiza o Ministério da Saúde. Essa faixa etária foi incluída como público-alvo este ano porque pode haver diminuição da proteção contra a doença com o passar dos anos, após a imunização feita na infância. Por fim, a febre amarela, outra imunização gratuita durante o Mutirão, reveste-se da maior importância epidemiológica pela gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas por Aedes aegypti.

SERVIÇO
Vacinação no Mutirão de Campinas
Data: 07 e 08 de julho de 2017
Horário: das 8 às 17 horas
Local: Parque Municipal Campininha das Flores: Rua dos Missionários. S/N, Setor Rodoviário
Mais informações: 3524-1511

Roberta Rodrigues, da editoria de Saúde
Foto: Anna Lúcia Almeida

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *