Amma distribui 1,5 mil mudas de árvores no Mutirão

Durante a ação, que acontece nesta sexta-feira e sábado, além da distribuição de mudas, população terá acesso a serviços de educação ambiental, registro de denúncias ambientais, consulta de processos e orientações sobre licenciamento e fiscalização

O Parque Campinha das Flores será nesta sexta-feira e sábado, dias 07 e 08 de julho, palco da terceira edição do Mutirão da Prefeitura de Goiânia. Durante o evento, que ocorre na unidade de conservação, localizada em Campinas, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) vai disponibilizar à população da região mais de 1,5 mil mudas de árvores nativas do Cerrado, por intermédio do Programa Plante a Vida. Além da distribuição de mudas, o órgão ambiental do município também realizará oficinas de educação ambiental, registros de denúncias, consultas e andamentos de processos e orientações sobre licenciamento e fiscalização.

Segundo o presidente da Amma, Gilberto Marques Neto, o prefeito Iris Rezende está empenhado em resgatar títulos que foram angariados pela Prefeitura de Goiânia em suas gestões anteriores e, conforme Gilberto, a administração retomou o Programa Plante a Vida com o objetivo de ter a população da cidade como aliada e mais de 4 mil mudas já foram entregues aos moradores das regiões Norte e Sul da Capital. “Os moradores de Goiânia têm preocupação com o meio ambiente e nada melhor do que contar com essa ajuda para conseguirmos, por exemplo, voltar a ser a cidade com o maior número de árvores em vias públicas”, diz.

O presidente explica que ao receber um exemplar de muda o morador vai assinar um termo de compromisso e receber as instruções sobre o plantio adequado. “As orientações serão repassadas pelos técnicos da Diretoria de Áreas Verdes e Unidades de Conservação (Diruc), que estarão no estande da Amma”, afirma, enumerando que ipê, oiti, jatobá, ingá e aroeira-pimenteira serão alguns dos exemplares disponíveis pelo Plante a Vida.

Também durante o Mutirão, oficinas de materiais recicláveis, exposições de puffs – confeccionados com garrafas PETs – e brinquedos sustentáveis serão realizados pelas equipes de Educação Ambiental da Amma. “Nossos técnicos vão interagir com as crianças e demostrar a importância de preservar nossos recursos naturais”, ressalta o diretor de Gestão Ambiental, Richard Nixon. Os técnicos das áreas de licenciamento e fiscalização também estarão disponíveis para consulta de processos, orientações, além do registro de denúncias de cunho ambiental.

Manutenção
Desde o início desta semana, já estão em curso ações da Amma, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) e da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) na região de Campinas, incluindo16 bairros. No caso do órgão ambiental municipal, cinco unidades de conservação – Campininha das Flores, Jerivá, Gentil Meireles, Itamaracá e Lago das Rosas – estão recebendo manutenção como capina, roçagem, poda de árvores, pinturas e reparos dos equipamentos.

Estrutura
As tendas do evento foram montadas na área do Parque Campinha das Flores, localizado entre as Avenidas 24 de Outubro, Padre Wendel e a Rua 18, no Setor Aeroviário. A abertura será realizada pelo prefeito Iris Rezende, às 8 horas, com transferência da administração municipal para Campinas. Na sexta-feira, 03, e no sábado, 04, o horário de atendimento será das 8h às 17h.

Mauro Júnio, da Diretoria de Jornalismo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *