Mutirão da Prefeitura chega à região de Campinas

Terceira edição da frente de serviços da atual gestão Iris Rezende vai homenagear os 207 anos do bairro mais antigo da Capital

Assim como aconteceu nas edições anteriores do Mutirão da Prefeitura, os serviços de infraestrutura, limpeza e conservação desenvolvidos pela Seinfra e Comurg já estão ocorrendo na região de Campinas, onde nos próximos dias 7 e 8 de julho acontecerá o ponto alto do terceiro mutirão da gestão Iris Rezende. Novamente, toda gama de serviços da administração municipal estará à disposição da população em um mesmo local. As duas últimas edições do mutirão registraram mais de 100 mil atendimentos.

O evento do próximo fim de semana vai homenagear o mais antigo bairro de Goiânia, a Campininha das Flores, que completa 207 anos no dia 8 de julho. Como é de praxe, a administração municipal se transferirá para o bairro no dia 7 de julho e lá permanecerá durante todo o Mutirão.

Fundada em 1810 pelos bandeirantes que se deslocavam de Pilar de Goiás para garimparem às margens do Rio Anicuns, Campinas era uma próspera cidade do centro-sul goiano antes da transferência da Capital para Goiânia. Em 1845, Arraial de Campinas, como foi inicialmente batizada, teve instituída em sua localidade a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Em 1853, o povoado foi elevado à cateogria de freguesia, passando a fazer parte da Vila de Bonfim, hoje cidade de Silvânia. Em 1907, Campinas ganhou a denominação de vila, mantendo jurisdição sobre o Patrimônio de Barro Preto, povoação que corresponde à atual cidade de Trindade e em 1914, finalmente Campinas foi elevada a condição de município brasileiro do estado de Goiás.

Em 1935, com a edição do decreto de criação de Goiânia e transferênica da Capital para o planalto central, Campinas foi então incorporada como bairro de Goiânia. O bairro se consolidou como um dos mais importantes polos comerciais do estado de Goiás e até hoje mantém as tradições e arquitetura da época da sua fundação. Um exemplo é o Mercado de Campinas, ponto de encontro e compras, fundado em 1954, e que foi totalmente revitalizado pelo prefeito Iris Rezende em 2007.

O evento, dessa vez, acontecerá no Parque Campininha das Flores e vai atender a vários bairros da região de Campinas. Revitalização asfáltica, reforma de prédios públicos, limpeza de praças, recolhimentos de entulhos, reparos de iluminação pública e sinalização de ruas e avenidas são algumas das atividades que já estão sendo executadas por ocasião do Mutirão. Na sexta e sábado, a prefeitura leva toda sua gama de serviços para a mega estrutura que está sendo montada no parque e a população terá acesso a serviços de saúde, emissão de documentos, orientações jurídicas, emissão de guias, consulta de processos e outras atividades ligadas ao meio-ambiente e direitos humanos.

Cloves Reges, da Diretoria de Jornalismo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *