Em 4 meses, Comurg recolhe mais de 9 mil itens com o projeto Cata-treco

Ação tem como objetivo conscientizar o cidadão e acabar com descarte clandestino em vias públicas, lotes e mananciais

A Prefeitura, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), disponibiliza,  gratuitamente, o serviço de Cata-treco.  Todo cidadão que tiver interesse em descartar bens inservíveis como móveis e eletrodomésticos, pode acionar o serviço  por telefone ou WhatsApp e agendar a busca dos objetos.
De acordo com o presidente da Comurg, Denes Pereira, o projeto busca conscientizar o cidadão e tem  o intuito de evitar que estes materiais sejam descartados de forma indevida em vias públicas, lotes baldios, praças e margens de córregos, gerando inúmeros transtornos como poluição do ambiente e proliferação do mosquito Aedes aegypti. Além disso, todo material recolhido é repassado às cooperativas cadastradas no programa, beneficiando diversas famílias. O materiais não reaproveitados são encaminhados para o Aterro Sanitário.
De janeiro a maio deste ano, o Cata-treco atendeu cerca de 6.401 ordens de serviço em toda cidade e recolheu aproximadamente 9.401 itens variados, perfazendo um total de 791 viagens. Toda solicitação é previamente agendada.  Dentre os itens mais descartados estão sofás, camas, guarda-roupas, televisores, fogões, máquinas de lavar, colchões, armários e geladeiras. Outros itens como livros, aparelhos de ginástica, computadores e aparelhos de som também fazem parte da lista, porém em menor quantidade.
O projeto Cata-treco foi implantado em 2011 e é integrado ao Programa Goiânia Coleta Seletiva. Para fazer a solicitação, o cidadão pode contactar a Comurg  pelo telefone (62) 3524-8555 ou pelo aplicativo WhastApp (62) 98596-8555. Após o agendamento prévio, o serviço é executado pela companhia.
Márcia Tormim – da Editoria de Urbanização
Foto: João Araújo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *