Educação e Esporte promove ações para comunidade no Mutirão

População integra atividades educativas e esportivas durante evento do Parque Atheneu

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) participa do segundo mutirão da Prefeitura de Goiânia com atividades pedagógicas e esportivas, oficinas e apresentações, no Parque Atheneu. No estande, crianças, pais e familiares se divertiram e participaram das ações.

Oficina de pandorga, pintura facial, escultura com balões, modelagem com massinha e orientação do cultivo de hortaliças são alguns dos serviços oferecidos. Para Oniscleya da Conceição Sousa, mãe de Trislane Vitória, 7 anos, que estuda na Escola Municipal (EM) Santa Rita de Cássia, o Mutirão é um grande evento.

“Fiquei sabendo do Mutirão, porque a escola mandou bilhete avisando. Resolvi participar, pois é uma oportunidade de fazer muitas coisas que nem sempre temos tempo. Já fiz o CPF, minha filha se divertiu e fez pintura no rosto, vou passar pelo salão de beleza e depois pelo exame de diabete”, conta a mãe.

Para Thales Amorim da Costa, 10 anos, aluno do quinto ano da Escola Municipal José Alves Vila Nova, gostou muito das atividades do estande. “Aprendi a fazer a pandorga e posso fazer vários movimentos com o corpo utilizando ela. Estou achando o máximo, se tivesse as atividades toda semana, eu sempre viria”, afirma.

De acordo com a diretora da EM José Alves Vila Nova, Maria dos Reis Dias, as atividades desenvolvidas no Mutirão aproximam a população da Prefeitura. “A comunidade vê o trabalho sendo feito na prática, não fica como algo distante da gestão. Nós, por exemplo, há muito tempo precisamos de um apoio na escola e com a passagem por nossa região foram feitas melhorias físicas que são recebidas com grande alegria”, destaca.

Durante a programação da manhã, alunos da rede, apresentaram a música “Trem Bala”, em libras. À tarde, as atividades prosseguem também com ações esportivas. No ginásio ao lado da praça, a população pode participar de golzinho, badminton, voleibol e jogos de mesa, como xadrez, dama e dominó.

Obras e reparos nas unidades

Obras e serviços integram o cronograma de ações do Mutirão e têm como objetivo levar melhorias e qualidade de vida à população. Pelo Programa Escola Viva, 17 instituições da rede municipal recebem reformas e reparos na região. As sete unidades de Educação Infantil e dez do Fundamental passam por serviços como pintura em geral, revisão elétrica e hidráulica, limpeza geral, revisão de telhados, substituição de lâmpadas e vidros, capina e poda.

“O Programa visa a entrega de pelo menos dez instituições reformadas em cada Mutirão. Nós entendemos que a estrutura física também é muito importante para o desenvolvimento escolar, além da parte pedagógica. Precisamos de ambiente adequado para professores, alunos e servidores e o programa vai ajudar para que tenhamos uma rede que seja satisfatória com educação de qualidade”, relata o secretário municipal de Educação e Esporte, Marcelo Costa.

As intervenções são realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) e com recursos do Programa Escola Viva da SME. A proposta é destinada à manutenção predial permanente das instituições, que terão ao longo do ano um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões, utilizados nas 361 instituições que necessitam de serviços de reforma e ações preventivas constantes.

Daniela Rezende, da editoria de Educação e Esporte – Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *