IPSM e INSS facilitam acesso às informações previdenciárias durante o Mutirão

Técnicos previdenciários estarão à disposição dos moradores da região Sul para esclarecer dúvidas sobre aposentadorias, pensões e auxílios doenças

Garantir o acesso e facilitar o acesso às informações sobre a previdência social é mais um dos benefícios que a Prefeitura de Goiânia levará para a população com o Mutirão da região Sul. Durante a programação, que se inicia neste sábado, 24, na Praça da Feira, Rua 2013, no Parque Atheneu, técnicos do Instituto de Previdência Social do Município (IPSM) e do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) vão esclarecer dúvidas sobre aposentadorias, pensões e auxílios doenças.

A frente de serviços itinerante beneficia 21 bairros da região Sul e segue até domingo, 25. O presidente do IPSM, Sílvio Fernandes, diz que a presença do instituto nos bairros aproxima os goianienses da administração pública e amplia o diálogo e a prestação de serviços. “A determinação do prefeito Iris Rezende é que todos os órgãos da administração estejam alinhados com os anseios da população, sempre prestando serviços com excelência. Estar nos bairros é muito positivo porque estamos aqui para servir a nossa cidade”, afirma.

Quem passar pelo estande do IPSM e INSS vai ter informações sobre todos os tipos de benefícios previdenciários, tempo de contribuição, idade para aposentar, como entrar com pedidos de aposentadoria, além de dados sobre auxílio reclusão, pensão por morte e licenças para tratamento de saúde e auxílio por invalidez.

Segundo o presidente do IPSM, a parceria com o INSS é inédita e se iniciou na primeira edição do Mutirão nos bairros, no mês passado. “O nosso objetivo é atender aos servidores públicos ativos e inativos do município e também tirar dúvidas de todos os cidadãos que estejam vinculados ao INSS. Vamos ampliar o acesso às informações porque nem sempre as pessoas têm tempo de sair de seus trabalhos para sanar suas dúvidas sobre questões previdenciárias”, comenta Sílvio Fernandes.

Segundo Mutirão

Durante o Mutirão da região Sul, a população terá acesso a atendimentos médicos, orientações jurídicas, cuidados com a beleza, atividades recreativas e educacionais, distribuição de mudas nativas do Cerrado, ações de educação ambiental, dentre outros serviços da administração municipal.

O coordenador do Mutirão, Aristóteles de Paula, diz que as obras e serviço, que integram o cronograma de ações, têm como objetivo levar melhorias e qualidade de vida à população. Ao todo, 17 instituições da rede municipal de educação recebem reformas e reparos na região. Sete unidades de Educação Infantil e dez do Fundamental passam por serviços como pintura em geral, revisão elétrica e hidráulica, limpeza geral, revisão de telhados, substituição de lâmpadas e vidros, capina e poda.

As ações do Mutirão na região Sul começaram no início da semana.  Desde a última segunda-feira, 19, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) estão realizando intervenções na Avenida Barbosa Rodrigues (continuação da Avenida Pio Correia), no Jardim Mariliza. A via deve receber o asfalto novo nos próximos dias. No Cais Chácara do Governador, no bairro de mesmo nome, estão sendo realizados serviços de reforma, visando corrigir a deterioração do prédio, a fim de proporcionar mais dignidade à população.

“A administração municipal vai atender 21 bairros nesta segunda frente de serviços e esperamos que este seja maior que o primeiro, que realizou 48 mil atendimentos. Além disso, esperamos realizar um Mutirão a cada 15 dias, contemplando os moradores de vários bairros da cidade”, afirma Aristóteles.

Lourdes Souza, da editoria de Previdência Social

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *