Semas participa da segunda edição do Mutirão

População terá acesso aos serviços gratuitos de cuidados com a beleza, orientações e esclarecimento sobre programas sociais, além de outros

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) participa da segunda edição do Mutirão da Prefeitura de Goiânia, na região Sul. A frente de serviços será realizada neste sábado, 24, das 8 às 17 horas, e no domingo, 25, das 8 às 12h, na Praça do Parque Atheneu.

A população terá acesso aos serviços gratuitos de cuidados com a beleza, orientações e esclarecimento sobre programas sociais, além de outros.

Cadastro Único
Serão oferecidos no local orientação sobre o Cadastro Único para programas sociais. O CadÚnico possui em Goiânia nove modalidades diferentes de programas sociais: Bolsa Família; Minha Casa, Minha Vida; Benefício de Prestação Continuada; Isenção de taxa de inscrição para concurso público; Telefone Popular; Tarifa Social para Energia Elétrica; IdJovem; Carteira do Idoso e Aposentadoria para dona de casa. Inscrição no Seja Digital para a retirada do Kit gratuito de instalação de conversor para o novo sistema da TV aberta; inscrição para o ID Jovem, que é um documento que possibilita acesso aos benefícios de meia entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015. Também será disponibilizado apoio jurídico para esclarecer dúvidas sobre programas sociais.

Espaço Beleza
A população ainda contará com serviços de cidadania totalmente gratuitos, como corte de cabelo, barba, penteado e escova, maquiadores, design de sobrancelhas, manicure e pedicure.

Oficinas gratuitas
Visando estimular o empreendedorismo e a geração de renda, o órgão ministrará oficinas gratuitas de artesanato em três horários distintos no sábado: das 8h30 às 10h, das 10h30 as 12h e das 14h30 às 16h. Já no domingo, as oficinas funcionarão das 8h30 às 10h e das 10h30 às 12h. No local, o público poderá aprender como fazer porta agulhas, porta joias, sacolas de presentes, entre outros.

Serviço de Abordagem Social
As equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) atuarão dentro da estrutura do mutirão e nos arredores da região de abrangência, com o objetivo de oferecer ajuda às pessoas em situação de rua e encaminhá-las, se assim aceitarem, para a Casa de Acolhida Cidadã e demais políticas públicas.

Segundo a titular da Semas, Márcia Carvalho, os mutirões da prefeitura possibilitam o acesso da população às instituições públicas de um modo democrático. Trata-se de um movimento de inclusão social, de verdadeira participação cidadã’, disse.

Roberta Amorelli, da editoria de Assistência Social

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *