Semana do Meio Ambiente da Amma atrai mais de 900 pessoas

Plantio, palestras, trilhas ecológicas, teatro de fantoche, apresentações musicais e exposições de materiais recicláveis foram algumas das ações desenvolvidas nesta semana

Educação ambiental com foco na conscientização e preservação dos recursos naturais existentes em Goiânia foi o trabalho desenvolvido por educadores ambientais da Prefeitura de Goiânia, por intermédio de parceria da Agência Municipal do Meio Ambienta (Amma) e da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente. Nas ações, mais de 900 pessoas, sendo a maioria de estudantes da Rede Municipal de Educação (RME), participaram de plantios, trilhas ecológicas, apresentações culturais e oficinas de materiais recicláveis.

Neste ano, o macaco-prego foi o tema principal das oficinas de educação ambiental. O público participante das atividades na Vila Ambiental, localizada no Parque Areião, por exemplo, presenciaram atividades envolvendo palestras, apresentações de músicas e oficinas pedagógicas nas casas temáticas, que têm a água, fauna, flora, aquecimento global e o excesso de lixo como assuntos abordados pela equipe de educação ambiental. Somente nessas atividades, mais de 700 pessoas marcam presença durante a semana.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Vila Ambiental, Maria Letícia Barbosa, essas atividades buscaram a integração do homem com a natureza e o despertar da urgente necessidade de assumir atitudes frente aos problemas relacionados ao meio ambiente. “Os conhecimentos podem motivar mudanças nas atitudes dos alunos e comunidades participantes”, ressaltou a Maria Letícia.

Para a auditora fiscal da Amma, Ana Paula Assis, que ministrou palestra aos estudantes sobre a importância do trabalho da fiscalização, essas atividades permitem que as ações dos fiscais do órgão ambiental sejam exercidas por outra perspectiva. “Essa atividade de educação ambiental tem como objetivo, além de estimular a reflexão, sensibilizar as crianças para se tornarem adultos atentos e responsáveis quanto à necessidade de proteger o meio ambiente”, disse a auditora fiscal, lembrando que palestras específicas sobre fiscalização serão expandidas às unidades educacionais de Goiânia.

Também nesta semana, a Amma realizou diversos plantios com estudantes da RME e um deles foi na área do Parque Itália, localizado no Residencial Itália, na região Norte de Goiânia. “Esse plantio aconteceu dentro das programações do Mutirão da Prefeitura e contou com a presença de 200 estudantes e também do prefeito Iris Rezende”, salientou o presidente da Amma, Gilberto Marques Neto, ressaltando que mais de 300 mudas de árvores nativas do Cerrado foram plantadas.

“Realizar um trabalho junto à população com o objetivo de preservar e mudar a realidade dos nossos recursos naturais, além da implantação de novos parques, são algumas das prioridades do prefeito Iris Rezende na área ambiental”, destacou o presidente da Amma. Segundo ele, toda e qualquer ação de educação ambiental é primordial e os resultados são imensuráveis. “Ao informarmos as crianças sobre a preservação do meio ambiente, elas se tornam multiplicadoras de conhecimento”, finalizou Gilberto Marques Neto.

Mauro Júnio, da Diretoria de Jornalismo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *