‘Semas é Aqui’ leva ações de cidadania para a comunidade

Projeto tem como objetivo promover a inclusão e a promoção de direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade social

Com o objetivo de levar os serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas) para mais perto da população, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) lança o projeto Semas é Aqui. A ação prevê sete frentes de trabalho para cada região de Goiânia, sendo duas para a região Noroeste.

A primeira edição do projeto está programada para sábado, 10, das 9h às 16h, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Floresta, localizado na região Noroeste. As atividades envolverão mais de cem voluntários.

Além de promover a inclusão e a promoção de direitos do cidadão goianiense, o projeto pretende estimular o estreitamento dos laços de afetividade, ampliar noções de pertencimento, senso de coletividade e de colaboração da comunidade atendida.

Cadastro Único

Serão oferecidos no local orientação sobre o Cadastro Único para programas sociais; inscrição no Seja Digital para a retirada do Kit gratuito de instalação de conversor para o novo sistema da TV aberta; inscrição para o ID Jovem, que é um documento que possibilita acesso aos benefícios de meia entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.

Casamento Comunitário

Para aqueles que querem casar mas que não têm condições de pagar as taxas aos cartórios de registro civil e religioso, a pasta estará com um estande para a inscrição ao Casamento Comunitário. Para poder se inscrever, os interessados devem levar a carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

Oficinas e cursos gratuitos

Visando estimular o empreendedorismo e a geração de renda, o Semas é Aqui terá inscrições no local para a oficina de panificação. Já como uma proposta sustentável, a inscrição para a oficina de horta comunitária pretende estimular a comunidade para que possam desenvolvê-las em suas casas, a fim de que tenham acesso a alimentos mais saudáveis para consumo próprio, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida das famílias.

Haverá ainda a apresentação de cursos gratuitos oferecidos pela Fundação Ulysses Guimarães.

Beleza e Saúde

A população ainda contará com serviços de cidadania totalmente gratuitos, como corte de cabelo, manicure e maquiagem e serviços na área da saúde com aferição de pressão, medição de glicose.

Atividades recreativas

O lazer para a criançada está garantido durante todo o evento com pintura infantil, pula-pula, futebol de golzinho, vólei e pingue-pongue. Haverá apresentação da Banda Guarda Mirim, projeto desenvolvido pela Assistência Social em parceria com a Guarda Civil Metropolitana (CGM) com crianças e adolescentes atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras Floresta.

A secretária da Assistência Social, Márcia Carvalho, destaca que levar os serviços de assistência e de inclusão social para mais próximo da população é um anseio da administração municipal. “Nossa meta é estreitar cada vez mais os laços com a comunidade para promover a inclusão e promoção de direitos do cidadão goianiense”, disse.

Roberta Amorelli, da editoria de Assistência Social

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *