Ordem de serviço é assinada para a instalação de fotossensores em Goiânia

Durante solenidade, secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Fernando Santana, afirmou que a prioridade da administração municipal é a segurança no trânsito da Capital

Foi assinado nesta quinta-feira, 8, pelo secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Fernando Santana, a ordem de serviço para que 643 novos equipamentos de monitoramento eletrônico do trânsito sejam instalados imediatamente em Goiânia. A solenidade, que ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), no Setor Bela Vista, contou com representantes da empresa Eliseu Kopp Ltda.

No primeiro momento, conforme explicou o secretário, 215 faixas, das 643 previstas, receberão novos fotossensores até dia 30 de julho. Em seguida, outras três ordens de serviços serão assinadas para que a empresa possa instalar todos os equipamentos previstos no edital. “A Eliseu Kopp  tem até seis meses para instalar os equipamentos. No entanto, dentro de quatro meses todos os equipamentos já estarão em pleno funcionamento na Capital”, pontuou Santana.

Na ocasião, o secretário explicou também que o novo contrato garante economia aos cofres públicos. “O contrato, que vai gerar uma economia de mais de 40 milhões de reais em comparação ao antigo, passou pelos rigorosos trâmites técnicos da gestão municipal. Após avaliações, o documento foi aprovado pela Procuradoria Geral do Município e pela Controladoria Geral. Além disso, o contrato foi investigado por uma comissão da Câmara Municipal e pelo Ministério Público do Estado de Goiás”, destacou.

Em seguida, respondendo questionamentos sobre a rapidez da instalação dos equipamentos, Santana afirmou que a agilidade e a legalidade devem nortear o serviço público. “Seguimos determinação do prefeito Iris Rezende de agilizar o contrato para garantir a proteção da vida do cidadão que corre risco devido a ação de maus condutores”, disse.

O gestor de relações da Eliseu Kopp, Demétrio Chaves, que também participou do evento, destacou que os equipamentos contêm evoluções tecnológicas que ajudarão a melhorar o trânsito na cidade. ‘Além da fiscalização do excesso de velocidade e o trânsito em locais proibidos, os novos equipamentos de Goiânia ajudarão a SMT no planejamento do trânsito, uma vez que eles fazem a contagem de quais e quantos veículos passam nos pontos monitorados’, explica. Diante desse contexto, a pasta poderá, inclusive, aumentar ou diminuir o tempo semafórico de acordo com a necessidade.

Para instalar os novos equipamentos, a empresa encaminha os projetos de instalação para avaliação da SMT. Até o momento, os projetos de instalação dos fotossenssores dos corredores Universitário, T-63 e Avenida Santa Maria (na entrada do Bairro Goiá) já foram aprovados pela pasta e serão instalados imediatamente. Ainda de acordo com o contrato, após a instalação e agendamento, a Celg energizará os equipamentos e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizará o aferimento dos fotossensores.

Antônio Bento, da Diretoria de Jornalismo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *