Ação da Prefeitura de Goiânia alerta sobre uso de vagas especiais

Campanha 'Essa vaga não é sua nem por um minuto' teve início nesta quinta-feira, 8, no Setor Central. Ação consiste em ocupar vagas comuns de estacionamento com cadeiras de rodas a fim de conscientizar sobre o uso de vagas especiais

Quem passou pelo Centro de Goiânia nesta quinta-feira, 8, especificamente na Rua 4, foi surpreendido com a campanha “Essa vaga não é sua nem por um minuto”. A ação, que é realizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) e a Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego), objetiva alertar a população sobre as dificuldades vivenciadas pelas pessoas com deficiência no cotidiano.

Para o titular da SMDHPA, Filemon Pereira, a iniciativa tem a finalidade de despertar nos cidadãos o dever de respeitar as vagas destinadas às pessoas com deficiência. “Com o movimento, o que se pretende é ampliar a visibilidade dos direitos das pessoas com deficiência. Neste contexto, é importante impactar a sociedade sobre o uso correto das vagas e o direito aos cidadãos que necessitam das vagas especiais”, afirmou.

A ação, conforme explicou o superintendente de Direito à Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida da SMDHPA, Antônio José Ferreira, consiste em ocupar as vagas comuns e estacionamentos regulares com cadeiras de rodas, invertendo a situação que muitas pessoas com deficiência enfrentam ao procurar uma vaga para estacionar. “As pessoas com mobilidade reduzida enfrentam inúmeras dificuldades todos os dias. Portanto, é importante sempre alertar as pessoas que costumam usar desculpas quando são flagradas em vagas exclusivas”, frisou.

Durante a realização da campanha, o secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Fernando Santana, salientou que a SMT planeja aumentar a fiscalização de condutores que estacionam em vagas destinadas às pessoas com deficiência e idosos sem credenciais que comprovem a condição. “Temos uma equipe de agentes qualificada, pronta para fiscalizar e garantir o direito de toda população goianiense. Por isso, vamos intensificar o trabalho de fiscalização e conscientização dos motoristas no que diz respeito ao uso indevido de vagas especiais”, assinalou.

Moradora do Residencial Irisville, na região Leste da Capital, Cleuma Rodrigues Vieira passou pela Rua 4 na manhã desta quinta-feira, observou a movimentação e, em seguida, opinou sobre a importância da campanha. “Se todos nós respeitássemos o direito dos outros não precisaríamos desse tipo de alerta. Precisamos apoiar essas iniciativas e entender que é obrigação de todo cidadão respeitar os direitos dos outros”, disse.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para estacionar em vagas reservadas os veículos precisam ter a Credencial de Estacionamento Especial em seu interior, sempre em local visível. Os modelos das credenciais que permitem a utilização das vagas reservadas foram uniformizados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e podem ser solicitadas na SMT.

Continuidade da ação

A campanha “Essa vaga não é sua nem por um minuto” segue agora para outros três pontos de Goiânia. Nesta sexta-feira, dia 9, das 08h às 11h, será a vez da Avenida São Paulo, no Setor Campinas, receber o movimento. Em seguida, no dia 10, das 09h às 12h, o estacionamento do Shopping Flamboyant será o palco da ação. O encerramento será no dia 11 em dois locais: das 09h às 12h no estacionamento do Araguaia Shopping, no Setor Central, e das 16h às 18h novamente no estacionamento do Shopping Flamboyant, no Jardim Goiás.

Diego Reis, da Diretoria de Jornalismo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *