Iris Rezende participa do I Encontro Municipal de Cidades Inteligentes

Evento marca o início da implantação do projeto desenvolvido pela Prefeitura de Goiânia em busca da modernização de todos os sistemas tecnológicos utilizados no município, começando pela iluminação pública

O prefeito Iris Rezende participou nesta segunda-feira, 5, do I Encontro Municipal de Cidades Inteligentes. O evento marca o início da implantação do projeto desenvolvido pela Prefeitura de Goiânia em busca da modernização de todos os sistemas tecnológicos utilizados no município. Com o tema ‘Iluminação Pública como plataforma básica para a criação de uma Smart Grid’, o encontro contou com a participação de secretários municipais.

‘Vamos modernizar nossa Capital utilizando a tecnologia em nosso favor. Faremos grandes mudanças, desde a iluminação pública aos serviços procurados pelo cidadão’, explicou Iris.

No evento, foi apresentado ao prefeito projeto para que Goiânia adote o Smart Grid na iluminação pública da Capital. Trata-se de uma rede elétrica inteligente, que se utiliza da tecnologia da informação para fazer com que o sistema seja mais eficiente (econômica e energeticamente), confiável e sustentável. Com ele, pode-se, por exemplo, controlar a iluminação de parques e praças para acender e apagar as luzes e diminuir o fluxo luminoso em horários pré programados.

A regulamentação das parcerias público privadas (PPP) para implantação desse projeto já foi aprovada pela Câmara Municipal e Goiânia já está prestes a adotar a rede elétrica inteligente, afirmou um dos idealizadores do projeto, Alexandre Bilchinsky. ‘Graças ao alto nível de tecnologia agregado, as smart grids conseguem responder a várias demandas da sociedade moderna, tanto no que se refere às necessidades energéticas quanto em relação ao desenvolvimento sustentável, explicou, completando que a implantação desse sistema não acarretará em custos adicionais para a prefeitura, já que será via PPPs. ‘Nós vivemos uma revolução das cidades inteligentes e o gestor que não entender o uso da tecnologia como forma de melhorar o atendimento ao cidadão ficará para trás. Goiânia está de parabéns por ter um prefeito com essa visão moderna como Iris Rezende’, finalizou.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia, Macxwell Novais Ferreira, nos próximos 45 dias a atual administração adotará as primeiras medidas para a implementação do projeto. ‘A Câmara já aprovou as PPPs neste sentido, agora vamos estudar a forma de concretizar esse sistema de rede elétrica inteligente na iluminação pública de Goiânia’, finalizou.

Valéria Almeida, da Diretoria de Jornalimo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *