Primeiro Mutirão é aberto com sucesso de público

Serviços e obras chegaram a 17 bairros da região. Evento segue até este domingo, 4

Uma grande e bem montada estrutura foi erguida na região norte de Goiânia para receber o primeiro Mutirão da atual gestão do prefeito Iris Rezende. Durante dois dias, a população de aproximamente 15 bairros situados nas adjacências dos setores Balneário Meia Ponte e Parque das Flores vai receber uma série de serviços da Prefeitura de Goiânia. O prefeito chegou cedo ao local e, acompanhado da primeira dama, Dona Iris, de secretários e vereadores, abriu oficialmente o evento. O chefe do executivo goiano foi recebido com festa e se disse emocionado com a quantidade de pessoas que atenderam ao chamamento para o primeiro de vários mutirões que serão realizados durante todo o seu mandato. ‘É o momento que a Prefeitura se encontra, entra em contato com o povo, cada secretário sente pessoalmente os problemas que estão à espera de solução. Mutirão é isso! É o poder público indo para junto das pessoas, para o meio do povo para sentir seus problemas’, disse Iris Rezende.

O prefeito fez uma síntese dos seus quase 60 anos de vida pública e destacou que os mutirões sempre estiveram presentes nas ações que tem desenvolvido em prol da população da Goiânia. “A institutição Mutirão sintetiza o espírito participativo e solidário de um povo e consequentemente do poder público, quando por ele é convocado. Durante toda minha vida pública, nunca abri mão do mutirão, pois é a oportunidade que temos de nos colocar no meio do povo para ouvir suas reclamações, suas demandas e suas reivindicações e, com a participação de todos, prestar os serviços almejados por essa população”, lembrou. Ao lado de auxiliares, Iris Rezende visitou os estandes, cumprimentou servidores, distribuiu abraços e assitiu apresentações de alunos de escolas municipais da região. Em seguida, o prefeito visitou obras que estão sendo realizadas nas imediações, como o recapeamento da Avenida Eurico Viana. De lá, Iris seguiu para o parque Itália, localizado no Residencial Itália e, junto com alunos da Escola Municipal Agripina Teixeira, deu início ao plantio de cerca de 300 mudas de espécies nativas do cerrado.

De acordo com o prefeito, uma nova fase da sua gestão acaba de começar. ‘Estive mais recluso no gabinete resolvendo graves problemas de ordem financeira, pois todos sabem como recebemos a Prefeitura. De agora em diante, pretendemos fazer um Mutirão a cada 15 dias nos diversos pontos da cidade, sempre levando a estrutura da Prefeitura para perto das pessoas’, enfatizou. Vários serviços de infraestrutura iniciaram logo no início da semana. Entre as benfeitorias levadas à população da região por ocasião do Mutirão, Iris lembrou o recapeamento da Avenida Eurico Viana, reformas de escolas e prédios públicos, inauguração de praças, limpeza e pintura dos meio-fios das ruas de vários setores. ‘Durante todo o meu mandato estaremos presentes e todas as regiões. Com os mutirões nós resolvemos os problemas urgentes. Hoje, por exemplo, todos as escolas e cmeis da região estão sendo reformados. Todos os cais, postos de saúde, também estão passando por limpeza e reforma. Estamos consertando asfalto, bueiros e pontes’, pontuou.

Iris Rezende anunciou que o município retomou o projeto de realização de casamentos comunitários e durante o Mutirão os casais poderão se inscrever para o evento, que deve ser realizado em dezembro deste ano. A novidade esse ano é que serão realizados casamentos homoafetivos. Os serviços serão prestados pela Secretaria Municipal de Assistência Social. No estande da Secretaria Municipal de Saúde, um consultório móvel com cerca de 40 m² concentra os serviços de testes oftalmológicos e realiza exames de triagem para doenças crônicas. Exame que mede o nível de colesterol sanguíneo e eletrocardiograma também serão disponibilizados durante o evento. Para as pessoas dos grupos prioritários que deixaram para última hora, uma sala de vacinas oferece doses contra a gripe. A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) trouxe sua estrutura para o Mutirão e participa com obras, serviços e atividades esportivas e educacionais. As ações têm como objetivo envolver a comunidade, levar cidadania e qualidade de vida à população.

No estande da Procuradoria do Município, os interessados têm acesso a serviços jurídicos, como divórcio, pensão alimentícia, guarda de crianças e adolescentes, retificação de registro civil, pagamentos de tributos e orientação sobre processos em andamento na Prefeitura de Goiânia. O Procon disponibilizou dez servidores para orientar sobre os direitos dos consumidores. Além do trabalho de informação, o Procon Goiânia receberá denúncias, atenderá as reclamações e instaurará processos referentes as demandas recebidas durante o Mutirão da Região Norte. Já a A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) preparou uma série de atividades culturais e um estande que emitirá documentos como carteiras de identidade, carteiras de estudante, ID Jovem e Carteiras de Passe Livre para pessoas com deficiência.

A programação do Mutirão da Região Norte segue até às 12h de domingo, 4. A expectativa é que mais de 50 mil pessoas visitem os estandes nos dois dias do evento. ‘O mutirão é antes de tudo uma grande festa cívica, o povo se encontra, conversa, sorri, se diverte e é atendido nas suas demandas, de modo que é uma grande festa solidária”, disse o prefeito.

Cloves Reges, da Diretoria de Jornalismo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *