Mutirão: Secretaria de Direitos Humanos emitirá documentos durante ação

Cidadãos que procurarem o estande da pasta poderão emitir carteira de estudante, ID Jovem e Carteira de Passe Livre para pessoas com deficiência

Durante o Mutirão da Região Norte, que ocorrerá neste fim de semana, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) preparou uma série de atividades culturais e um estande que emitirá documentos como carteiras de identidade, carteiras de estudante, ID Jovem e Carteiras de Passe Livre para pessoas com deficiência.

O titular da pasta, Filemon Pereira, explica que os atendimentos e os serviços oferecidos pela secretaria serão realizados com qualidade e agilidade. ”O Mutirão é uma das marcas do prefeito Iris Rezende e, diante disso, a SMDHPA realizará ações sociais e atenderá a população com eficiência e atenção”, afirma.

A Superintendência de Promoção da Igualdade Racial realizará apresentações culturais de rodas de capoeira, samba de roda e congada. Na ocasião, também serão oferecidas assessoria jurídica em direitos humanos e palestras sobre igualdade racial. Por sua vez, a Assessoria LGBT da Prefeitura de Goiânia, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas),  realizará uma ação com psicólogos para atender as pessoas que queiram tirar dúvidas sobre orientação sexual e de gênero.

Outros benefícios levados para a comunidade da Região Norte pela SMDHPA é a confecção de carteiras de estudante e o ID Jovem – documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual -, que serão emitidos pela Superintendência da Juventude. Além disso, os participantes poderão emitir a Carteira de Passe Livre para pessoas com deficiência. Já em parceria com o Sine Municipal, a pasta prepara um guichê para orientações a respeito de vagas de emprego.

Outra novidade é a apresentação do Rally da Acessibilidade. No local, será montado uma pista cenográfica para que o público possa vivenciar o dia a dia de um deficiente visual e físico, com o manuseio de bengalas e cadeira de rodas.

Concentração

Durante o Mutirão da Região Norte, a população terá acesso a atendimentos médicos, como, por exemplo, exames oftalmológicos; orientações jurídicas; cuidados com a beleza; atividades recreativas e educacionais; distribuição de mudas nativas do Cerrado; ações de educação ambiental; dentre outros serviços da administração municipal.

Na segunda-feira, 29, durante a prestação de contas na Câmara Municipal de Goiânia, o prefeito Iris Rezende comentou sobre o envolvimento da população com os mutirões. “Toda a comunidade se envolve com o trabalho da Prefeitura de Goiânia. Em cada edição, escolas, Centros de Atenção Integrada à Saúde (Cais), praças e parques serão reformados. Dessa forma, o poder público garante a melhoria da qualidade de vida da população”, salientou.

De acordo com Aristóteles de Paula, coordenador da iniciativa, a intenção da atual gestão é levar o evento para todas as regiões da Capital. “A expectativa é atender mais de quinze bairros próximos nesta primeira frente de serviços. Além disso, esperamos realizar um Mutirão a cada quinze dias, contemplando os moradores de vários bairros da cidade”, pontua.

Serviço

Assunto: Mutirão da Prefeitura
Data: 3 e 4 de junho
Horário: 8 às 17 horas (Sábado) e das 8 às 12 horas (Domingo)
Local: Avenida Eurico Viana, divisa entre os setores, Mansões Goianas e Parque das Flores

Diego Reis, da Diretoria de Jornalismo

Fotos: Jackson Rodrigues

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *