Amma retoma Programa Plante a Vida durante Mutirão

Ação que acontece neste fim de semana distribui mudas e oferece acesso a serviços de educação ambiental, registro de denúncias ambientais, consulta de processos e orientações sobre licenciamento e fiscalização

Criado pelo prefeito de Goiânia, Iris Rezende, em 5 de junho de 2005, um dos maiores programas de plantio voluntário está de volta. Trata-se do Plante a Vida. Por meio dele, mais de 1 milhão de mudas nativas do Cerrado já foram entregues à população. Para o Mutirão, que acontece neste fim de semana, dias 3 e 4 de junho, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) vai disponibilizar mais de 2,5 mil mudas de árvores. Além disso, o órgão ambiental também realizará oficinas de educação ambiental, registros de denúncias, consultas e andamentos de processos e orientações sobre licenciamento e fiscalização.

Segundo o presidente da Amma, Gilberto Marques Neto, o prefeito Iris Rezende está empenhado em resgatar títulos que foram conquistados pela Prefeitura de Goiânia em suas gestões anteriores. “Entre esses títulos, podemos pontuar o de ‘cidade com maior número de árvores em vias públicas’, que já chegou ao índice de 0,79 árvore por morador”, diz Gilberto, completando que o objetivo é de novamente atingir essa marca.

De acordo com o presidente, ao receber um exemplar de muda, o morador vai assinar um termo de compromisso e também receberá as instruções sobre o plantio adequado. “As orientações serão repassadas pelos técnicos da Diretoria de Áreas Verdes e Unidades de Conservação (Diruc), que estarão no estande da Amma”, explica, enumerando que ipê, oiti, jatobá, ingá e aroeira-pimenteira serão alguns dos exemplares disponíveis pelo Plante a Vida. Além da entrega de mudas, a Diruc já está realizando a manutenção de todas as áreas verdes da região norte, entre elas a requalificação da unidade de conservação Parque das Flores, localizada no setor Parque das Flores.

Também durante o Mutirão, oficinas de materiais recicláveis, exposições de puffs – confeccionados com garrafas PETs – e brinquedos sustentáveis serão realizados pelas equipes de educação ambiental da Amma. “Nossos técnicos vão interagir com as crianças e demostrar a importância de preservar nossos recursos naturais”, ressalta o diretor de Gestão Ambiental, Richard Nixon. Já os técnicos das áreas de licenciamento e fiscalização também estarão disponíveis para consulta de processos, orientações, além do registro de denúncias de cunho ambiental.

Plantio
No sábado, 3, integrando à comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, mais de 100 estudantes das escolas municipais Maria Helena Batista Fretas e Agripina Teixeira Magalhães vão participar, às 10h30, de um plantio de 500 mudas nativas do Cerrado na área do Parque Itália, localizado na Avenida Antônio de Oliveira com as ruas João Alves de Queiroz e Ítala Rizzo, no Residencial Itália, também na Região Norte da Capital. O prefeito Iris Rezende participará da ação, que é realizada em parceria da Amma com a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME).

Mauro Júnio, da Diretoria de Jornalismo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *