SMT leva educação no trânsito à população na Jornada da Cidadania

Fernando Santana, secretário interino da pasta, enfatiza a importância da conscientização de crianças e jovens. Secretaria quer atender 5 mil na ação

A Secretaria Municipal de Trânsito Transporte e Mobilidade (SMT), por meio do Departamento de Educação para o Trânsito, está promovendo ações de conscientização na IV Jornada da Cidadania. O evento é promovido pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e Arquidiocese de Goiânia com o apoio da prefeitura.

A SMT está desenvolvendo a ação em parceria com o Projeto Vida no Trânsito. Na ocasião, agentes estão conversando com os visitantes e entregando material educativo. Nos dois primeiros dias foram entregues cerca de dois mil kits de materiais contendo panfletos da ação denominada de ‘Maio Amarelo’, com orientações sobre como dirigir com segurança; cartilha de incentivo ao uso da bike e criação de bicicletários; livretos de caça palavras e palavras cruzadas sobre o trânsito; e brindes, como chaveiros.

De acordo com o secretário interino da SMT, Fernando Santana, a Prefeitura de Goiânia precisa esclarecer sobre as principais causas de acidentes, principalmente entre os jovens. “O prefeito Iris Rezende é sensível quanto a melhoria do trânsito e da necessidade de educação cotidiana para evitar tragédias. Fazemos questão de estar em todos os eventos que envolvam o cidadão, como é o exemplo da Jornada da Cidadania”, enfatizou Santana.

Outro grande sucesso por onde passa, a Lona Interativa, está presente nesta edição da Jornada. O brinquedo educativo é um grande tabuleiro de jogo em que as crianças participam fisicamente, jogando os dados e avançando etapas. No jogo, os participantes ganham bônus por boa conduta e disciplina. No caso de mal comportamento, os jogadores sofrem penalidades.

A SMT leva ainda mini-cursos em três modalidas: mobilidade urbana, direção defensiva e condução sobre duas rodas. Segundo Horácio Ferreira, responsável pelo projeto de educação no trânsito, a procura pelos serviços do órgão mostra que as pessoas estão atentas e dispostas a melhorar o convívio harmônico nas ruas e calçadas. “Procuramos criar multiplicadores entre crianças e adolescentes. Durante as ações realizada pela SMT promovemos conceitos de cidadania e respeito entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres”, ressaltou Horácio.

O evento é sediado no Centro de Convenções da PUC, no Campus 2, localizado no Jardim Mariliza, e visa levar serviços e informações gratuitas à sociedade em geral. A Jornada da Cidadania segue até amanhã, 27.

Antônio Bento, da Diretoria de Jornalismo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *