Prefeitura de Goiânia oferece serviços durante a IV Jornada da Cidadania

Durante o evento, que será realizado até a próxima sexta-feira, 26, a administração municipal vai oferecer vacinas contra influenza e hepatite B, acesso às vagas de emprego do Sine e realizará o Cadastro Único para programas sociais como Minha Casa, Minha Vida

A Prefeitura de Goiânia marcará presença, a partir desta quarta-feira, 24, na IV Jornada da Cidadania, evento promovido pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e Arquidiocese de Goiânia. Na ocasião, a administração municipal vai oferecer serviços e atividades gratuitas nas áreas de saúde, meio ambiente, educação e assistência social.

De acordo com o prefeito Iris Rezende, a Jornada da Cidadania é um movimento que acolhe milhares de pessoas, apresentando à comunidade variados serviços que dão respostas para suas demandas, além de ser um espaço de convivência social. “É um momento importante no dia a dia da Capital, quando a universidade se torna um instrumento de união em todos os segmentos sociais, de todas as áreas administrativas, sejam públicas, particulares ou profissionais, em torno de um programa de atendimento que contempla toda a comunidade. Goiânia, com isso, se torna um exemplo de iniciativas, integração, participação e solidariedade”, afirma.

Durante o evento, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferecerá vacinas contra influenza para as pessoas dos grupos prioritários e contra hepatite B para toda população. O cidadão precisa apresentar cartão de vacinação. O objetivo é atender todos que procurarem o serviço. Além dos atendimentos da área de saúde, a Agência Municipal do Meio Ambiente distribuirá mudas nativas do Cerrado e realizará trabalhos de educação ambiental e oficinas de brinquedos recicláveis. Por sua vez, a Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul) disponibilizará brinquedos que serão utilizados pelas crianças durante a ação.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) estará presente com exposição de oficinas e workshops com temas relacionados aos direitos da população LGBT, racismo, juventude e mobilidade para pessoas com deficiência. Os participantes da Jornada da Cidadania também terão acesso às vagas de emprego oferecidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), por meio do Sine Municipal.

Já a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) estará realizando o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Com o cadastro, as pessoas podem ter acesso aos programas Bolsa Família, Carteira do Idoso e Minha casa, Minha vida. Além disso, a pasta disponibilizará cabeleireiros do Núcleo de Assistência Social para os participantes.

Outra pasta que participará ativamente do evento é a Secretaria Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), que prestará atendimento informativo e realizará oficinas sobre construção civil e sustentabilidade. Já a Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SME) promoverá a 22° Mostra de Ação Pedagógica (MAP), onde mais de cinco mil alunos de 82 unidades educacionais participarão da programação, que terá apresentações culturais de dança, música e teatro; bem como visitação aos 25 estandes da secretaria, onde estarão expostos trabalhos pedagógicos, produção midiática e ações ambientais idealizadas pelas unidades educacionais do município.

O evento segue até sexta-feira, dia 26 de maio, das 08h às 17:00. As atividades serão realizadas no Centro de Convenções da PUC, no Câmpus II, no Jardim Mariliza.

Diego Reis, da Diretoria de Jornalismo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *