Prefeitura participa do lançamento do projeto da nova sede do Núcleo de Direitos Humanos da UFG

Secretário de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Filemon Pereira, participou da cerimônia. Novo prédio do Campus Samambaia servirá como centro de documentação e abrigará aulas de mestrado em Direitos Humanos

O titular da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) de Goiânia, Filemon Pereira, participou da apresentação do lançamento do projeto da nova sede do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Direitos Humanos (NDH) da Universidade Federal de Goiás (UFG). As novas instalações foram apresentadas à comunidade na noite dessa terça-feira, 16, no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal.

Na ocasião, Filemon Pereira comentou da parceria entre a Prefeitura de Goiânia e a UFG na formulação e desenvolvimento de políticas públicas para a Capital. “A prefeitura é parceira da universidade para desenvolver políticas públicas na área de direitos humanos. Além disso, a UFG é importante guardiã da memória, fomentadora de pesquisa e documentação do nosso povo. Portanto, diante disso, Goiânia e Goiás ganham muito com essa obra e com as pesquisas desenvolvidas pelo NDH”, afirmou.

Em seguida, o reitor da UFG, Orlando Amaral, comentou da importância da construção da nova sede do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Direitos Humanos. “Infelizmente, com a redução de orçamento, estamos limitados para atender demandas como esta. Assim, a chegada desses recursos é uma notícia muito boa em tempos de crise. Com certeza, o NDH e toda sociedade têm um longo caminho para que possamos alcançar justiça social e direitos iguais”, salientou.

De acordo com o coordenador do Mestrado Interdisciplinar em Direitos Humanos da UFG, professor Ricardo Barbosa, a nova sede é a materialização de uma história que começou há 18 anos e que é responsável pela formação de centenas de profissionais. “Esta é a hora de reconhecer que acertamos em alguma coisa durante esse tempo. O NDH está imensamente feliz”, destacou.

Projeto Arquitetônico

Projetado pelo arquiteto da UFG, Adriano Francisco dos Reis, a nova sede do NDH será localizada no Câmpus Samambaia, ao lado do Centro de Informação, Documentação e Arquivo da UFG (Cidarq). O prédio terá 291m² e contará com estacionamento, recepção, gabinete de professores, sala de reunião, coordenações, secretaria, copa e banheiros.

Antônio Bento, da Diretoria de Jornalismo

Fotos: Carlos Siqueira

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *