Prefeitura de Goiânia realiza atividades comemorativas ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial

Oficinas de dança e grafite, rodas de conversas e show musicais fazem parte da programação

Em 18 de maio é comemorado o Dia Nacional de Luta Antimanicomial e, para celebrar a data, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, juntamente com parceiros, está promovendo desde o dia 15 atividades sobre saúde mental. As ações, que seguem até a próxima sexta-feira, 19, têm como objetivo fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), ampliar as ações antimanicomiais, além de buscar estabelecer um diálogo de conscientização com as instituições legais e a comunidade.

Intitulada ‘SUStentando a Luta Antimanicomial: Por uma cidade sem manicômios visíveis e invisíveis”, a Campanha deste ano vai contar com uma programação repleta de apresentações culturais, que acontecem no Museu Antropológico e no Caps Girassol. Confira a programação completa. 

O evento, que é aberto ao público, espera sensibilizar a população sobre a importância de se discutir a saúde mental. ‘A ideia principal é que as atividades provoquem uma reflexão sobre um atendimento mais humanizado, que priorize o tratamento ao invés da internação’, explica a gerente de Saúde Mental da SMS, Kellem Cristina Fernandes.

A iniciativa é uma parceria da Gerência de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Conselho Municipal de Saúde, Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental do Estado de Goiás (Assum), Universidade Estácio de Sá, Fórum Goiânia de Saúde Mental, Associação de Saúde Mental do Estado de Goiás, Coletivo Desencuca, Conselhos locais de saúde e Museu Antropológico.

Histórico

O Dia Nacional de Luta Antimanicomial surgiu em 1987 na cidade de Bauru, em São Paulo. Na ocasião acontecia o II Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental. A data foi criada como forma de expressar a insatisfação com o tratamento desumano e cruel dado aos pacientes psiquiátricos. Durante o congresso foi organizado o primeiro manifesto público contrario a existência de manicômios.

Serviço:

Assunto: Atividades do Dia Nacional de Luta Antimanicomial
Data: 18 e 19 de maio de 2017
Horário: A partir das 8 horas (dia 18) e 14 horas (dia 19)
Local: Museu Antropológico (dia 18) e Caps Girassol (dia 19)
Endereço:  Av. Universitária, 1166 – Setor Universitário – Museu Antropológico
Rua José Hermano (abaixo da Matriz) – Caps Girassol

Leticia Cabral, estagiária da editoria de Saúde

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *