Prefeitura de Goiânia inicia curso de Direção Defensiva e Legislação de Trânsito

Curso segue até dia 19 e o certificado poderá ser utilizado durante o processo de renovação da CNH

Regras de sinalização viária, procedimentos nos autos de infração, como proceder em caso de emergência, quando há vítimas que necessitam de primeiros socorros, e demais regras presentes no Código de Trânsito Brasileiro. Todas essas ações são temas do curso de Atualização de Direção Defensiva e Legislação de Trânsito, realizado pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) em parceria com o Centro de Formação de Condutores (Coopertran), que começou nesta terça-feira, 16, e segue até o próximo dia 19.

Durante a abertura da ação, que ocorreu na manhã de hoje, na sede da Coopertran, o titular da SMT, Felisberto Tavares, palestrou para os 60 alunos sobre a importância do curso para os condutores goianienses. “Enche-nos de orgulho quando vemos um espaço cheio de cidadãos interessadas em fixar as regras de trânsito. O objetivo deste curso é conscientizar as pessoas sobre a importância de ter atitudes responsáveis no trânsito e como as escolhas individuais afetam o dia a dia de toda sociedade”, afirmou.

O diretor do Departamento de Educação para o Trânsito, órgão ligado à SMT, Horácio Ferreira, que organiza o curso, salientou que a ação foi bem recebida pelos moradores da Capital. “É gratificante saber que as pessoas querem humanizar o trânsito. Realizamos um trabalho importante o ano todo com crianças e adolescentes em escolas e empresas. Agora a Prefeitura de Goiânia está ofertando um curso que vem reforçar a conscientização quanto à legislação”, destaca.

Para o agente administrativo José Odemir, participante do curso, a ação fará com que ele e seus colegas tenham mais atenção diante de suas próprias atitudes no trânsito. “Temos o hábito de pressupor que somente o outro motorista pratica ações erradas no trânsito. Entretanto, esta campanha nos faz refletir nossos próprios comportamentos, que podem provocar acidentes”, acredita. Após a finalização do curso, o certificado poderá ser utilizado pelos participantes durante o processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Durante todo mês de maio, a SMT vai realizar ações educativas para chamar atenção da população sobre importância de tomar as decisões corretas em relação ao trânsito. A campanha Maio Amarelo se estenderá ate o dia 31 de maio, com ações em todos os bairros, panfletagens, intensificação de palestras em escolas e empresas em todos os bairros de Goiânia.

Sobre o Maio Amarelo

A escolha por maio justifica-se por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo. Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes no Brasil e no mundo.

Antônio Bento, da Diretoria de Jornalismo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *