Nascer Cidadão celebra Dia das Mães

Na ocasião, mães servidoras da maternidade e pacientes foram homenageadas

Foi realizado nesta segunda-feira, 15, um café da manhã na Maternidade Nascer Cidadão (MNC) em comemoração ao Dia das Mães. O evento foi destinado as pacientes e profissionais da unidade. A ação contou com a presença da titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fátima Mrué, e representantes da pasta.

“Além de celebrar o Dia das Mães, nós tentamos também passar para as mães aqui um momento de acolhimento, sabedoria e aprendizado com os trabalhos realizados na maternidade”, conta o coordenador técnico José Ismariano.

As pacientes Chinaida de Almeida e Juliana Mota, ambas grávidas de 8 meses, aguardavam para consultar na MNC pela primeira vez. As futuras mães de Heitor e Theodoro, respectivamente, contam que tiveram boas referências da maternidade. “Até agora só tive boas referencias, minha afilhada nasceu aqui, eu entrei lá dentro e é tudo bem organizado”, lembra Chinaida. “Já fui atendida aqui, não cheguei a ganhar meu primeiro filho na maternidade, mas eu tenho este local como referência. Em si a maternidade tem o trabalho muito bom”, ressalta Juliana.

De acordo com o José Ismariano, desde a sua fundação, a MNC realizou mais 40 mil partos. Desse número, 311 foram realizados na unidade apenas em março deste ano. “Apesar da grande quantidade, a maternidade não perdeu a essência, que é o atendimento humanizado. Onde a mulher tem a dignidade, o respeito e o carinho da nossa equipe”, ressalta o coordenador.

Diversos serviços são oferecidos pela instituição, dentre esses, planejamento familiar e pré-natal, testes que visam diagnosticar possíveis doenças nos recém-nascidos, cirurgias eletivas, banco de leite materno. Além de atendimentos e cirurgias de urgência.

Prêmios

A Maternidade Nascer Cidadão, localizada no Jardim Curitiba III, região Noroeste de Goiânia, é considerada referência no atendimento humanizado. Ao longo de 16 anos de existência, a unidade recebeu diversos prêmios e homenagens devido aos trabalhos e cuidados com as gestantes e recém-nascidos.

“São vários prêmios ao longo destes quase 17 anos, Hospital Amigo da Criança, pela Unicef, Hospital Amigo da Mulher, entre outros”, lista José Ismariano. Na extensa lista de premiações também está o Prêmio Galba de Araújo, recebido pela Nascer Cidadão em 2002 por estimular o parto normal, o aleitamento materno e a humanização do atendimento à mulher e ao recém-nascido.

No ano de 2003, a Nascer Cidadão obteve o certificado de Maternidade Segura pelo Ministério da Saúde, pela Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância é um órgão das Nações Unidas (Unicef).

A maternidade também recebeu o Prêmio Hospital Amigo da Criança conferido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), um diploma de mérito pela contribuição com o curso de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e o Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, concedido pela Câmara dos Deputados.

Leticia Cabral, estagiária da editoria de Saúde

Foto: Anna Lúcia Almeida

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *