Goiânia abre 11° edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos

Serão exibidos 29 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens que abordam questões de gêneros e homenagens a cineastas

Com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), Goiânia vai receber entre os dias 16 e 23 de maio a décima primeira edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos. Nesta edição serão exibidos 37 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Panorama, Temática – que abordará questões de gênero; Homenagem – com foco na obra da cineasta Laís Bodansky; e a Mostrinha, voltada para o público infanto-juvenil, uma novidade desta edição.

Nos dias 16 à 21 de maio as exibições serão no Cine Cultura, localizado na Praça Cívica. No dia 23 a exibição será no Cine UFG, localizado na Faculdade de Letras do Câmpus Samambaia. Os filmes da programação são divididos em 22 sessões e todos são exibidos com closed caption, tecnologia que permite que os deficientes auditivos possam acompanhar os filmes. Todas as exibições serão gratuitas.

No domingo,21, após a exibição dos filmes Madrepérola, de Deise Hauenstein, e Meu Nome é Jacque, dirigido por Angela Zoé, será realizado um debate com a presença de Rafaela Lincoln Lima, estudante do curso de Letras em Estudos Literários da UFG, e a conselheira Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), Sarah Magalhães Urbieta, que também é representante da Rede Nacional de Pessoas Trans do Brasil. O debate será mediado por Camila Borges, integrante e cofundadora do Coletivo Feminista Pagu, graduada em Direito pela UFG e pesquisadora em estudos de teoria feminista e de gênero.

Na terça-feira, 23, às 19 horas, no Cine UFG, será realizado um debate logo após a projeção do filme Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil de Belisário Franca. O debate será mediado pelo Professor João da Cruz Gonçalves Neto, coordenador do Núcleo Interdisciplinar em Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos da UFG. A mesa de debate também será composta pela doutora em Antropologia Luciene de Oliveira Dias e por Michele Cunha Franco, graduada em Direito, mestre e doutora em Sociologia pela UFG/PDSE Universidade do Canadá.

A Mostra Cinema e Direitos Humanos é uma realização do Ministério dos Direitos Humanos e será realizada em 26 Capitais. Goiânia será a primeira a receber este circuito. A estratégia dos organizadores é a consolidação da cultura e educação em Direitos Humanos, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica e contribuindo para o exercício da solidariedade e do respeito às diversidades.

Diego Reis, da Diretoria de Jornalismo da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *