Goiânia recebe Projeto Escola Resíduo Zero

Ação visa capacitar educadores em compostagem de orgânicos, gestão do lixo e implantação de hortas nas escolas da rede municipal de educação

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), em parceria com a Sociedade Resíduo Zero e a Sociedade de Integração e Ação Comunitária Vida Melhor, lança nesta quarta-feira, 10, o projeto ‘Escola Resíduo Zero Goiânia’. O evento ocorrerá na sede do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), às 9 horas. O projeto tem como objetivo capacitar educadores em compostagem de orgânicos e confecção de composteiras de baixo custo.

Dez escolas e 70 professores serão selecionados para participar da ação, que promoverá nas instituições atividades pedagógicas focadas na Política Nacional de Educação Ambiental e Política Nacional de Resíduos Sólidos. O ‘Escola Resíduo Zero’ também conta com a parceria da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh).

O cronograma de atividades inclui oficinas sobre gestão do lixo e compostagem e a implantação de hortas nas escolas, desenvolvendo uma rede de interação com a comunidade escolar a fim de compartilhar informações, práticas e experiências, além de incentivar novos agentes multiplicadores como estratégia de auto-sustentabilidade.

O Projeto

O ‘Escola Resíduo Zero’ foi criado com o apoio do MP-GO, após experiência realizada em 2016, em 100 residências de Goiânia. O projeto foi ganhador de quatro prêmios, entre eles o 15° Prêmio CREA Goiás de Meio Ambiente, na categoria Sociedade Sustentável.

Escolas da rede pública de Goiânia podem se inscrever no site www.escolaresiduozero.com.br, no período de 10 a 21 de maio. As escolas serão selecionadas ate o dia 26 de maio e a capacitação dos professores será nos dias 13 e 14 de junho. O projeto se encerra em novembro, com a entrega de certificado às escolas que tiverem êxito no desenvolvimento do projeto.

Daniela Rezende, da editoria de Educação e Esporte – Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), com informações da Sociedade Resíduo Zero

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *