Ação intensifica combate aos ratos na Praça do Trabalhador

Desratização prevê reduzir a quantidade de roedores na região. É importante que comerciantes e feirantes do local evitem acúmulo de lixo e restos de alimentos

Nesta terça-feira, 9, a Prefeitura de Goiânia inicia mais uma etapa da força-tarefa de combate aos ratos na Praça do Trabalhador, no Centro da Capital. O serviço de desratização vai identificar os focos da infestação e remover a praga urbana do local. O trabalho segue por 45 dias e obedece a cronograma com ações semanais.

Diante da grande quantidade de roedores e do risco à saúde pública identificados desde abril na região, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) e a Companhia Municipal de Urbanização de Goiânia (Comurg) têm juntado esforços para eliminação dos animais.

O objetivo é reduzir a população de ratos com o processo de desratização, que consiste em colocar veneno na área infestada pelos animais. A substância não oferece riscos à saúde humana e nem ao ambiente. “Antes desta etapa foi realizada uma severa limpeza no local para evitar o acúmulo de lixo, um dos atrativos para os roedores”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Robson Azevedo.

No local, é realizada a Feira Hippie, que atrai muitos frequentadores e comerciantes. As pessoas também foram orientadas a não acumularem sacos de lixo e restos de alimentos no ambiente para evitar que os animais tenham o que comer e onde se abrigar. Para efetivar os resultados do trabalho, as empresas localizadas nas proximidades do local devem realizar medidas de controle em suas áreas e os feirantes destinar adequadamente os resíduos produzidos pelos eventos realizados.

Os ratos são responsáveis pela transmissão de doenças que podem causar a morte, como a leptospirose, por exemplo. A enfermidade é causada por uma bactéria presente na urina dos roedores. “O trânsito de pessoas pela região é alto e muitas podem ficar expostas aos perigos, por isso a intervenção é necessária’, destaca Robson Azevedo.

Serviço
Assunto: Desratização na Praça do Trabalhador
Horário: 9 horas
Local: Praça do Trabalhador
Endereço: Avenida Independência, s/n, setor Central

Texto: Pedro Ferreira, da editoria de Saúde – Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Foto: Divulgação

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *