Prefeitura de Goiânia inicia 4° etapa da vacinação contra a gripe

Doentes crônicos devem procurar uma das 37 salas de vacina da Capital. Apesar de baixa, a busca pelas doses em Goiânia está acima da média nacional

De 8 a 12 de maio é a vez das pessoas com doenças crônicas procurarem os postos de vacinação para receber a vacina contra influenza. As doses estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, apenas nos salas de vacina listadas aqui. O percentual da população imunizada em Goiânia é de 30,49%. Apesar de ainda ser baixo, o número é maior que a média nacional de 27,5%.

Ao todo, 60.786 pessoas fazem parte deste grupo e, até sexta-feira, 12, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) busca alcançar 90% deste público. Já fizeram parte da campanha trabalhadores de saúde, idosos, gestantes, mulheres no pós-parto e crianças de até 4 anos. Os professores são os próximos a receberem a vacina entre 15 a 19 de maio.

No sábado, 13 de maio, será realizado o Dia D de mobilização nacional. Além dos 37 postos atuais, mais 30 postos serão abertos para ampliar a vacinação da população da Capital. ‘A estratégia de vacinação por grupos visa minimizar as filas e otimizar o atendimento aos grupos prioritários’, observa o superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Robson Azevedo.

As pessoas devem se organizar e acompanhar em quais dias a vacina estará disponível para o perfil em que se enquadra. Robson Azevedo destaca que a população pode procurar as unidades de saúde mesmo que já tenha passado a data específica para se vacinar. ‘Caso sobrem doses, pessoas que não fazem parte dos grupos de risco mas que estão mais expostas à influenza, como por exemplo motoristas de ônibus, serão priorizados’, finaliza.

Confira aqui o cronograma da vacinação

Lista da doenças crônicas

Roberta Rodrigues, estagiária da editoria de Saúde – Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *