Oficina de festejos juninos reúne educadores municipais na Vila Ambiental

Formação busca ressaltar o valor educativo das tradicionais festas juninas e propor organização sustentável de eventos

Professores da rede pública municipal participam neste sábado, 6, a partir das 7h30, do minicurso “Quadrilha e Festejos Juninos”, ministrado apoio técnico-pedagógico Alexandre Rocha Sales e idealizado pela Prefeitura de Goiânia por meio Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME). A formação será na Vila Ambiental, localizada no Parque Areião, Setor Pedro Ludovico.

A atividade busca trabalhar a importância do movimento junino e propor organização sustentável para festas na rede municipal de Educação com alternativas de decoração que utilizem aproveitamento de materiais como jornais, revistas, garrafas pet e tecidos. Os professores também aprenderão sobre temas como montagem de coreografias, quadrilha tradicional e temática; danças folclóricas e acessórios típicos regionais.

Interdisciplinaridade

Segundo a gerente de projetos da SME, Malu Ramos, a proposta visa proporcionar maior reflexão quanto ao valor educativo da cultura popular ligada aos festejos juninos. “A ação vai subsidiar os profissionais da Educação na execução dos seus projetos durante o mês de junho”, ressaltou.

De acordo com Alexandre Rocha, o programa da capacitação prevê abordagens do histórico das festas juninas, meios para tornar a celebração mais favorável ao aprendizado e também a escolha e montagem de coreografias das quadrilhas, com indicações de formações adaptáveis às diferentes faixas etárias atendidas nas escolas e centros municipais de educação infantil. “A festa junina é essencialmente interdisciplinar, permite trabalhar conteúdos desde história à matemática. Além de ser uma festa do povo”, ressalta.

Serviço:

Assunto: “Quadrilha e Festejos Juninos”
Data: 06 de maio

Horário: 7h30 às 12h
Local: Vila Ambiental, Parque Areião
Contato: Assessoria de Comunicação da SME – 3524-5054/8960

Lívia Máximo, da editoria de Educação – Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *