Prefeitura comemora Dia Nacional de Combate à Hipertensão

Atividades comemorativas realizadas no Paço Municipal envolveram aferição de pressão, dicas de saúde e orientação de atendimento por meio do Teleconsulta e Saúde da Família

A Prefeitura de Goiânia realizou uma série de atividades comemorativas ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. A ação, no Paço Municipal, envolveu aferição de pressão, dicas de saúde e orientação de atendimento por meio do Teleconsulta, Saúde da Família, grupos de Hiperdia, entre outros.

Gerente de doenças e agravos não-transmissíveis, Daniela Teixeira destacou que a ação teve o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de aferir a pressão regularmente. “A hipertensão é uma doença silenciosa e que pode acarretar várias complicações’, diz. Participante da ação, o advogado André Alves destacou a importância desse tipo de atividade. “Eu sou hipertenso e aproveitei a atividade para aferir minha pressão. Com a correria do dia a dia nem sempre temos tempo de fazer esse tipo de acompanhamento, que é muito importante e pode evitar outros males”, conta.

A pressão arterial é a força que o sangue exerce na parede das artérias. Quando essa força está aumentada, as artérias oferecem resistência para a passagem do sangue. A Hipertensão Arterial aumenta as chances de ocorrência de infarto, Acidente Vascular Cerebral, insuficiências cardíaca e renal, impotência sexual, além de outras complicações que alteram significantemente a qualidade de vida. A hipertensão não tem cura, mas tem tratamento para ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente.

É importante ressaltar que o tratamento para hipertensão inicia-se com a mudança do estilo de vida associado ou não a medicamentos. Para evitar a hipertensão, são recomendadas mudanças nos hábitos alimentares, a pratica atividades físicas, moderação no consumo de álcool, redução do consumo de sal e produtos industrializados, entre outros.

Roberta Rodrigues, da editoria de Saúde – Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *