Projeto Brincando no Mundo da Literatura incentiva leitura em escola municipal

Nesta quarta-feira, 26, alunos participam da caça ao tesouro e encontram baú de surpresas

A turma do segundo ano da Escola Municipal Vitor Hugo Ludwig, localizada no setor Cidade Jardim, está vivendo uma verdadeira aventura pelo mundo literário. A professora Luciana Rolim propôs o projeto Brincando no Mundo da Literatura e, desde então, a leitura e a produção de textos têm sido uma diversão para os alunos.

Dentre os autores abordados no projeto está o escritor Chistian Queiroz e sua obra Cabeça Oca em: Goiânia, o tesouro escondido. “Nesta história os personagens brincam de pirata e, no quintal de casa, encontram um baú que revela as belezas e o encanto da nossa cidade. Para tornar isso bem mais divertido, nós trouxemos essa realidade aos alunos e criamos outro projeto: Adote um leitor mirim aventureiro. As crianças começaram a caça ao tesouro dentro da escola, e a grande surpresa será um baú cheio de livros, um para cada aluno, doado por pessoas da comunidade, famílias e amigos”, explica a diretora.

Nesta quarta-feira, 26, a escola receberá a visita de padrinhos que doaram livros ao projeto. A ação é uma das várias já realizadas e das que ainda estão previstas. “Os alunos ainda não encontraram o tesouro, mas já estão há dias procurando e cada pista é um desafio. A brincadeira não para. Os alunos já trocaram carta e bilhete com o autor e com o Cabeça Oca. A nossa intenção é recebê-los na escola na culminância do nosso projeto”, contou a professora Luciana Rolim.

Atividades como ir ao teatro do Cabeça Oca em Goiânia, city tour pelos principais monumentos históricos da cidade, conhecer e estudar a gastronomia goiana, músicas e pontos turísticos goianos são atividades também estão programadas dentro do projeto. “Nossa principal intenção é despertar o gosto pela literatura. Há, entretanto, uma condição para que a leitura seja de fato prazerosa e válida: o desejo do leitor. A leitura não pode se tornar uma obrigação, porque quando ela passa a ser obrigação, a leitura se resume em simples enfado. Então, o projeto propõe o prazer em ler e descobrir diversas novidades”, ressaltou Luciana.

Serviço
Assunto: Projeto Brincando no Mundo da Literatura incentiva leitura em escola municipal
Local: Escola Municipal Vitor Hugo Ludwig – Setor Cidade Jardim
Data: 26 de abril
Hora: a partir das 14h
Contato: Assessoria de Comunicação – SME

Lívia Máximo, editoria de Educação e Esporte – Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *