Prefeitura inaugura programa Agricultura Urbana e Horta para Todos

Projeto é modelo para que os espaços baldios urbanos sejam aproveitados

A Prefeitura de Goiânia, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e o Instituto para Fortalecimento da Agropecuária em Goiás (Ifag) inaugurou na manhã de hoje, 17, a horta comunitária modelo, instalada no Paço Municipal. Os programas, junção do “Agricultura Urbana” e do “Horta para Todos”, são alternativas para ocupação de terrenos baldios e ociosos em áreas urbanas.

A idealização do projeto partiu da primeira dama da Capital, Dona Iris, e sua execução está a cargo do diretor de abastecimento e agricultura familiar da Prefeitura de Goiânia, Rodrigo Miranda Ribeiro. De acordo com a primeira dama, a ideia do Horta para Todos surgiu em 1982, quando Iris foi governador do Estado pela primeira vez. O objetivo, segundo ela, é contribuir em vários setores, como o da alimentação, da saúde, do urbanismo, da promoção pessoal e do embelezamento da cidade.

Na oportunidade, foi realizada a primeira colheita dos alimentos cultivados na horta modelo. Cerca de 60 pés de alface roxo, alface americano e couve, prontos para o consumo, foram colhidos e serão doados ao Banco de Alimentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). ‘Essa primeira colheita, simbolicamente, representa o limiar de uma nova perspectiva para a população mais carente, que poderá aproveitar espaços ociosos da Capital para o plantio de hortas comunitárias. O resultado é magnífico sob todos os aspectos: vai matar a fome das pessoas, deixar a cidade mais bonita e elevar a autoestima dos envolvidos nesse projeto’, disse a primeira dama.

Cloves Reges, da Diretoria de Jornalismo – Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Fotos: Paulo José

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *