Campanha contra Influenza é lançada no Centro de Vacinação

Imunização ocorre em 37 postos de saúde até dia 26/05. Objetivo é reduzir complicações, internações e mortes pela doença

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza foi lançada na manhã desta segunda-feira, 17. Em Goiânia, a secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, abriu os trabalhos de imunização no Centro Municipal de Vacinação, no setor Pedro Ludovico. A campanha segue até o dia 26 de maio.

“A imunização visa diminuir o número de casos graves da doença”, afirma Fátima Mrué. O objetivo da vacina é reduzir as complicações, internações e mortes pela doença. A Influenza é uma doença causada por vírus e os principais sintomas são febre alta, dores de cabeça e no corpo, dor de garganta e fraqueza. A transmissão ocorre pelas vias respiratórias, quando o vírus se espalha no ar após o portador da doença espirrar ou tossir, por exemplo.

“A Campanha neste ano vai contar com a vacina ‘Trivalente’ (que imuniza contra Gripe A, Influenza B e H3N2)”, lembra o superintendente de vigilância em saúde, Robson Azevedo.

Como a entrega das doses da vacina vai acontecer de forma parcelada, foi estabelecido um cronograma de imunização. No primeiro momento, entre os dias 17 e 20 de abril, receberão a vacinação os trabalhadores e profissionais da Saúde. Para isso, é necessário apresentar documento que comprove vínculo ou categoria profissional, como contracheque ou crachá com foto.

Os grupos prioritários ainda contam com crianças de seis meses a quatro anos de idade, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, idosos e professores. Cada grupo terá um período específico durante a campanha, que ainda vai contar com o Dia “D”, quando todos os grupos poderão se vacinar, no dia 13 de maio.

Para a enfermeira do Centro Municipal de Vacinação, Elizabeth Beze, “a divisão é uma estratégia excelente, facilita tanto para a população quanto para o atendimento”.

Em Goiânia o total da população de risco para casos de influenza é de 368.747 pessoas. A meta é imunizar no mínimo 90% deste público. A vacinação contra a gripe está disponível em 37 unidades de saúde. Algumas unidades oferecerão apenas doses contra a Influenza, outras continuarão com o serviço de vacinas de rotina. Em 12 salas da Capital será possível encontrar todas as vacinas. Os postos de vacinação funcionarão de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h.

Leticia Cabral, da editoria de Saúde – Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Fotos: Anna Lúcia Almeida

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *