Prefeitura de Goiânia inicia curso de Hortas Urbanas

Em parceria com Senar, curso busca levar técnicas de aprendizagem profissional para a implantação do projeto em toda cidade

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), iniciou nesta terça-feira, 4, o Curso de Hortas Urbanas do programa Horta Para Todos. O curso, que está sendo ministrado pelo o professor Ricardo Pereira do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), é voltado para todos os moradores da Capital.

Uma horta instalada no Paço Municipal está servindo de modelo para a execução dos cursos à comunidade. Segundo o professor Ricardo Pereira, o objetivo do projeto é levar aos cidadãos novas ações de aproveitamento de terras para projetos sociais voltados para a produção de alimentos para o consumo próprio, visando economia e qualidade do produto. “Esse curso surgiu para que as pessoas aprendam o uso correto e a preparação da terra, passando pela plantação da muda, até a colheita”, disse.

Entre os alunos do curso está o pastor Cristiano, representante da Casa de Recuperação de Jovens Livres, que pretende implantar uma horta semelhante na instituição. “Sabemos que os alimentos andam com preços elevados, por isso, vejo neste curso uma maneira economizar. Além disso, é uma forma de aprendermos a implantar hortas em nossas próprias casas. Depois do curso, vou ensinar os jovens que se recuperam em nossa instituição a cultivar hortas”, comentou.

O diretor de abastecimento e agricultura familiar da Prefeitura de Goiânia, Rodrigo Miranda Ribeiro, afirma que há inúmeros motivos para que o goianiense seja adepto desta prática. “Existe a questão de se cultivar alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos para pessoas em situação de vulnerabilidade social e risco alimentar. Portanto, é uma ação que favorece o meio ambiente, visto que a intenção é levar essas hortas para terrenos que não estão sendo devidamente aproveitados”, afirmou o diretor.

Os interessados em participar do Curso de Hortas Urbanas podem ligar no 3524-5786 e procurar o gerente de assistência técnica e extensão Rural, Manoel Batista. O curso é gratuito e disponibilizado para pessoas acima de 16 anos. A duração é de 24 horas, sendo 8 horas por dia, das 8 às 12h e das 14 às 18h.

Diego Reis, da Diretoria de Jornalismo – Secretaria Municipal de Comunicação

Fotos: Jackson Rodrigues

Um comentário em “Prefeitura de Goiânia inicia curso de Hortas Urbanas

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *