Saúde garante escala completa de médicos no fim de semana

Profissionais efetivos e novos credenciados vão garantir atendimento à população no sábado e domingo

A secretária municipal de Saúde, Fátima Mrue, esclareceu em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 31, que está garantida a escala médica em todas as unidades de saúde de Goiânia neste fim de semana.

Fátima explicou que todas as unidades contarão com mais de um profissional nos plantões. ‘Fizemos a escala com médicos do quadro efetivo, com os mais de 100 já credenciados e comn quem já está assinando os contratos’, destacou.

Apesar de acordo entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e sindicato dos médicos, intermediado pelo Ministério Público (MP) na tarde desta quinta-feira, 30, os médicos decidiram, em assembleia, não assinar o novo edital, mesmo não apresentando contraproposta. O MP afirmou aos médicos que o edital cumpre todas as orientações legais.

O novo edital de credenciamento foi modificado para cumprir determinação do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM), por meio da Instrução Normativa (IN nº 007/2016) publicada em novembro de 2016 para regulamentar exclusivamente esses contratos de credenciamento, considerados, até então, precários pelo órgão.

A SMS publicou no dia 23 último um novo edital de chamamento público para credenciamento de médicos conforme as novas instruções do TCM, o que permitirá uma distribuição mais racional dos médicos nas unidades de saúde, ampliando o atendimento ambulatorial, de emergência e especialmente pediátrico à população, com o mínimo de cinco profissionais em cada unidade.

A rede municipal de Saúde de Goiânia possui médicos efetivos, aprovados por concurso público, e também médicos que prestam serviços, os credenciados. Foram as faltas desta última categoria que ocasionaram demora nos atendimentos à população nos últimos dias.

Os médicos interessados podem continuar trabalhando e têm até o próximo dia 15 para assinar o novo contrato. Fátima garantiu que haverá o preenchimento de todas as 480 vagas nos próximos dias e anunciou novo concurso. ‘A prefeitura autorizou também, para ocorrer ainda este ano, processo para contratação, via concurso público, de 400 novos clínicos, 250 pediatras e 150 cirurgiões’, concluiu.

Antônio Geraldo, da Diretoria de Jornalismo – Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Foto: Jackson Rodrigues

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *