Visita de árbitros nas escolas municipais tem início nesta quinta-feira

Palestras e ida ao estádio no Campeonato Goiano 2017 integram cronograma de ações do O árbitro e a escola

Conhecer o mundo do futebol por meio de cultura de paz é o que pretende o Projeto “O árbitro e a escola”, que tem início nesta quinta-feira, 30 de março, às 8h. Os alunos da Escola Municipal Vila Rosa são os primeiros do ano a receberem a ação, desenvolvida desde 2014 entre os alunos do Ensino Fundamental de Goiânia.

O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia (SME), o Sindicato dos Árbitros de Futebol de Goiás (Safego) e a Federação Goiana de Futebol (FGF). O objetivo é trabalhar junto a jovens e crianças o respeito aos árbitros, conhecimento das regras do futebol, prática esportiva saudável e a prevenção ao uso de drogas e violência nas escolas.

Neste ano, cerca de 500 alunos das escolas municipais Vila Rosa, Grande Retiro, Marcos Antônio Dias Batista, Honestino Monteiro Guimarães e Waterloo Prudente integram o projeto. No dia 9 de abril, está prevista a ida ao Estádio Olímpico, no jogo entre Atlético e Goianésia, última rodada da fase de classificação do Goianão.

De acordo com o presidente da Safego, Luciano Joka, o projeto foi um sucesso nos anos anteriores, o que fez a entidade ampliar a participação dos alunos. “Sempre somos bem recebidos e notamos que muitos ficavam tristes por não terem a oportunidade de participar das atividades, principalmente, de ir a um jogo de futebol, talvez pela primeira vez. Então, resolvemos dobrar a quantidade de jovens e crianças atendidas”, destaca.

Projeto
As atividades são divididas em três momentos. Inicialmente, integrantes do quadro de arbitragem goiana visitam a escola e procuram despertar a curiosidade dos alunos, que tem entre 9 e 14 anos. Carreira e procedimentos adotados na arbitragem de futebol são abordados durante palestra. Em um final de semana, acompanhados de árbitros instrutores do projeto e professores, os educandos acompanham a partida de futebol sob o ponto de vista dos árbitros e de expectadores do jogo.

Ao passar pela palestra e experiência no estádio, os educandos retornam à escola e produzem trabalhos escolares sobre o projeto. Os cinco melhores textos darão direito à entrada ao estádio na final do Campeonato Goiano, acompanhados da equipe de arbitragem.

Segue cronograma de palestras nas escolas:
30/03 – Escola Municipal Vila Rosa
03/04 – Escola Municipal Honestino Monteiro Guimarães (Jardim Aritana)
04/04 – Escola Municipal Marcos Antônio Dias Batista (Jardim Estrela D’alva)
04/04 – Escola Municipal Waterloo Prudente (Bairro Goiá)
05/04 – Escola Municipal Grande Retiro (Setor Grande Retiro)

Serviço
Assunto: Início do Projeto “O árbitro e a escola”
Data: 30 de março de 2017, quinta-feira
Horário: 8 horas
Local: Escola Municipal Vila Rosa (Avenida Francisco de Melo, Quadra 73, Lote 3 a 8, Vila Rosa)
Contato: Assessoria de Comunicação da SME: 3524-5054

Daniela Rezende, da editoria de Educação e Esporte – Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Crédito das Fotos: Eulices Maria

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *